Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Representação paranaense

Escolha de Eduardo divide bancada

Parte dos deputados diz que irmão de Requião não melhorará relação com o Congresso. Outros acharm que ele terá sucesso

 | Fotos: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
(Foto: Fotos: Pedro Serápio/Gazeta do Povo)

A indicação de Eduardo Requião para o escritório de representação do Paraná em Brasília divide as opiniões dos parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional. Enquanto alguns dizem acreditar que o irmão do governador Roberto Requião ajudará a ampliar a relação entre os parlamentares federais do Paraná e o governo estadual, outros não esperam avanços nos trabalhos do escritório durante a gestão de Eduardo.

No escritório de representação em Brasília, Eduardo Requião será responsável por articular com os deputados e senadores paranaenses questões de interesse do estado. A nomeação do irmão do governador para o escritório do Paraná em Brasília deve ser oficializada no início da semana que vem, quando o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado.

O coordenador da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, Dilceu Sperafico (PP), faz parte do grupo dos que afirmam acreditar que a relação entre os parlamentares e o escritório de representação pode piorar. "Se ele for o próximo secretário em Brasília, não tenho muita esperança de boa coisa não." Segundo Sperafico, para que o trabalho de articulação funcione, é preciso que alguém entrosado com a bancada assuma o escritório de representação, o que ele não sabe se é o caso de Eduardo Requião.

Na opinião do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), o histórico de Eduardo à frente da Superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina não indica que haverá essa boa relação. O tucano afirma que Eduardo nunca assumiu uma postura de diálogo com os deputados e senadores paranaenses enquanto esteve na administração dos portos. "Em Brasília, ele vai ter de mudar essa postura, já que terá uma relação nacional, tendo de negociar também com o governo federal os assuntos de interesse do estado e sem a sustentação do irmão governador."

Já o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR) diz não acreditar que Eduardo tenha dificuldades de entrosamento com a bancada federal do estado. "Eu vejo que ele é uma pessoa que sabe fazer bem essa costura política e, para mim, ele não terá dificuldade alguma para alcançar êxito nessa trabalho." Outro que segue essa aposta é o deputado André Vargas (PT-PR). "Acreditamos que alguém tão próximo ao governador conseguirá melhorar a relação da bancada com o governo", diz.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a nomeação de Eduardo não irá alterar as relações dos parlamentares com o estado. "O entendimento entre os parlamentares e o escritório é institucional. Por isso não haverá prejuízo ou ganho para o estado."

* * * * * *

Interatividade

Você acha que Eduardo Requião terá uma boa atuação no escritório em Brasília?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente abaixo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.