
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), e o prefeito Gustavo Fruet (PDT) escolheram ontem seus representantes para a comissão da eleição para a ouvidoria (veja os nomes no box). O ouvidor será responsável por receber e dar andamento a reclamações e denúncias da população contra o poder público municipal.
Além dos três integrantes da prefeitura e três da Câmara na comissão, outros três serão escolhidos na sexta-feira, em reunião de entidades da sociedade civil organizada. Na sexta, às 9 horas, haverá uma eleição para definir esses nomes, no Anexo II da Câmara. Instituições com "comprovada capacidade técnica e jurídica" e que atuem há mais de dois anos "em favor da coletividade curitibana" podem se inscrever até hoje na própria Câmara. Segundo a assessoria do Legislativo municipal, 35 entidades entre sindicatos, associações de bairro e entidades de classe já se inscreveram.
A eleição funcionará da seguinte maneira: cada entidade poderá votar em até três instituições, incluindo ela própria. As três mais votadas indicarão representantes para participar da comissão eleitoral, que terá a função de elaborar uma lista tríplice com os três candidatos mais aptos para o cargo de ouvidor. A escolha final de quem ocupará o cargo será feita pelos vereadores.
Candidatos
Segundo Salamuni, as inscrições dos candidatos a ouvidor devem começar na semana que vem, assim que a comissão eleitoral estiver formada. A votação em plenário está prevista para 15 de dezembro "se tudo correr bem", pontua o vereador. No dia seguinte, será a votação da nova Mesa Executiva da Câmara.



