Rio (AE) Com olho roxo ou sem olho roxo, os foliões poderão escolher entre essas duas versões da máscara do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), criada pelo espanhol Armado Vales, que há mais de uma década fabrica máscaras de políticos para o carnaval.
Todo ano Vales se inspira nos escândalos da política para criar seus produtos, que revende para lojas especializadas em fantasias. O ex-presidente Fernando Collor e o tesoureiro PC Farias foram alguns dos maiores sucessos. O presidente Lula, a governadora do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), e seu marido Anthony Garotinho fazem parte da leva de modelos mais recentes.
Para concorrer com a máscara do pivô da crise do mensalão, Vales decidiu confeccionar a máscara do publicitário Marcos Valério. "Acho que a campeã de vendas será a do Roberto Jefferson com olho roxo", aposta ele. A dos petistas "rebaixados" José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), José Genoíno (ex-presidente do PT) e Luiz Gushiken (secretário de Comunicação, que perdeu o status de ministro no meio do escândalo, por envolvimento em denúncias de favorecimento pessoal), acredita Vales, devem ficar encalhadas.
O prestígio do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, anda em baixa até na esfera carnavalesca. Vales não pretende fazer sua máscara. "Ele não tem personalidade", justificou o artesão.



