• Carregando...
Policiais na porta do Hospital São Lucas fazem a guarda de Bibinho: embora doente, ele continua oficialmente preso | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Policiais na porta do Hospital São Lucas fazem a guarda de Bibinho: embora doente, ele continua oficialmente preso| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, está internado desde ontem no Hospital São Lucas, em Curitiba, após passar por uma cirurgia de hérnia estrangulada no intestino – caso grave que exige operação de emergência.

Bibinho, acusado de chefiar um esquema que desviou R$ 100 milhões dos cofres do Legislativo, estava preso no quartel central da Polícia Militar, no bairro Rebouças, quando sentiu dores e inchaços na região abdominal. Ele foi encaminhado ao hospital, onde foi constatado o problema. O ex-diretor foi operado pelo médico Rogério Augusto Camargo Scheibe, que é funcionário de carreira da Assembleia e testemunha de Bibinho no julgamento do ex-diretor marcado para começar na próxima semana.

Scheibe disse que é médico da família de Bibinho e que foi várias vezes visitar o ex-diretor da Assembleia no quartel. Ele disse ainda não ver conflito de interesse em operar Bibinho às vésperas do julgamento sendo testemunha do caso. "Sou médico em primeiro lugar. Minha profissão é ser médico. Não estou envolvido com questões políticas."

O médico disse ainda que Bibinho corria risco de morte caso a cirurgia não fosse feita, diante do quadro de hérnia estrangulada. A doença ocorre quando a alça intestinal sofre um estrangulamento e deixa de receber sangue, podendo sofrer necrose. O quadro é considerada grave. Após a cirurgia, Scheibe disse que o paciente está "super bem" e que deverá continuar internado por dois ou três dias.

Julgamento

Na próxima segunda-feira, deve começar o julgamento de um dos processos em que o Ministério Público acusa Abib Miguel por desvio de recursos da Assembleia, no escândalo dos Diários Secretos, revelados pela Gazeta do Povo e pela RPC TV.

O acusado precisa estar presente em todos os depoimentos. O promotor de Justiça Odoné Serrano Júnior disse ontem à tarde que não havia recebido nenhuma informação sobre o internamento de Bibinho. Caso os advogados de defesa apresentem um atestado de que Bibinho não poderá estar presente, a juíza pode optar por ouvi-lo depois ou cancelar todo o julgamento, segundo Serrano Júnior. Bibinho deveria ser ouvido pela juíza na próxima sexta-feira.

Segurança

Dois policiais militares fazem a custódia de Bibinho no hospital. Os policiais se revezam e a segurança é feita durante todo o dia, disse o comandante do policiamento da capital, coronel Marcos Theodoro Scheremeta. Ontem os policiais estavam no andar em que Bibinho está internado no hospital.

Para Scheremeta, Bibinho não é considerado um preso de alta periculosidade. Dessa forma, não haverá um procedimento diferente do que é feito normalmente, afirmou o coronel. Os policiais que estão no hospital são os mesmos que faziam a guarda de Bibinho no quartel da PM, onde ele estava preso. Scheremeta disse que foi ontem ao quartel e que conversou com Bibinho, que passava mal. O coronel afirmou que o acusado lhe mostrou uma hérnia na região do umbigo, com inchaço na barriga, e que reclamava de ardência. O oficial de serviço, responsável pelo quartel, chamou um médico, que avaliou que o preso precisaria ser encaminhado ao hospital. O comandante do policiamento da capital disse que comunicou o Judiciário por telefone e que hoje encaminhará um relatório oficial.

Acusados

Bibinho e mais seis envolvidos no escândalo dos Diários Secretos são acusados de desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

Além de Bibinho, os ex-diretores da Assembleia Claudio Marques da Silva e José Ary Nassif, e quatro ex-funcionários da Casa serão julgados nesse primeiro processo. A previsão inicial era de que as audiências ocorressem durante toda a semana que vem. Também estão marcados os depoimentos de oito testemunhas de acusação e 62 de defesa. Como ainda será preciso esperar pelos depoimentos de mais de 25 testemunhas que moram fora de Curitiba, a expectativa inicial era de que a sentença só devesse sair em dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]