• Carregando...
Veja quem são os ocupantes da Mesa Executiva atualmente |
Veja quem são os ocupantes da Mesa Executiva atualmente| Foto:

Bloqueio de bens

Também nesta quarta-feira, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública atendeu o pedido da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e bloqueou os bens dos quatro detidos.

Segundo o MP-PR, a indisponibilidade foi estendida a todo o patrimônio em nome dos ex-diretores - Abib Miguel, José Ary Nassiff e Cláudio Marques da Silva - e do funcionário - João Leal de Matos.

A Justiça Estadual prorrogou, na tarde desta quarta-feira (28), a prisão temporária dos três ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná (AL), detidos desde a manhã de sábado (24) quando foi deflagrada a Operação Ectoplasma I. Abib Miguel (diretor-geral), José Ary Nassiff (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal) são investigados pelo Ministério Publico do Paraná (MP-PR) por suspeita de desvio de dinheiro e falsificação de documentos.

Também foi prorrogada a prisão temporária do servidor João Leal de Matos, suspeito de utilizar documentos pessoais de familiares para empregá-los no Legislativo. Os quatro suspeitos devem ficar presos por mais cinco dias. O pedido de prorrogação foi feito pelo MP-PR na tarde de terça-feira (27).

Dos 10 presos pela Operação Ectoplasma I, dois foram soltos ainda na noite de sábado, a pedido do próprio Ministério Público, depois de prestar declarações aos promotores. Uma pessoa foi solta na terça-feira (27), após obter habeas corpus na Justiça. As outras três foram liberadas nesta quarta, após o final da temporária. Em relação a elas, o MP-PR não pediu prorrogação de prazo.

Em coletiva de imprensa, o procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), afirmou que documentos comprovam que dinheiro desviado da Assembleia foi parar nas contas da Fazenda Isabel, de Abib Miguel. A propriedade de 6 mil hectares, na cidade de São João d’Aliança, em Goiás, está avaliada em R$ 50 milhões. Os documentos foram apreendidos na casa de Abib Miguel pelo Gaeco.

Mesa Executiva

Também na terça-feira, o MP-PR abriu um inquérito para investigar a contratação dos servidores lotados na Mesa Executiva da Assembleia nos últimos 10 anos. Os promotores vão apurar a existência de funcionários fantasmas, o uso de servidores públicos para interesses políticos eleitorais e se agentes políticos foram empregados na Mesa Executiva da Casa.

Serão alvo da investigação os deputados que ocuparam a 1.ª, 2.ª e 3.ª vice-presidências e as 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª secretarias desde 2000. As investigações devem atingir pelo menos 30 parlamentares e ex-deputados que passaram por um dos cargos de comando da Assembleia nos últimos anos.

Atualmente a Mesa Executiva é formada por deputados de oito partidos, são eles: Antonio Anibelli (DEM) - 1° vice-presidente -, Augustinho Zucchi (PDT) - 2° vice-presidente -, Felipe Lucas (PPS) - 3° vice-presidente, Alexandre Curi (PMDB) - 1° secretário, Valdir Rossoni (PSDB) - 2° secretário, Elton Welter (PT) - 3° secretário, Cida Borghetti (PP) - 4º secretário, Edson Praczyk (PRB) - 5º secretário.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

Assista à reportagem em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]