• Carregando...
Iara e Eduardo Xavier: em três anos, caçadores de bons exemplos catalogaram 940 bons projetos sociais | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
Iara e Eduardo Xavier: em três anos, caçadores de bons exemplos catalogaram 940 bons projetos sociais| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Na estrada

Veja curiosidades sobre o projeto dos caçadores:

• Projetos variados

Nos 940 projetos sociais catalogados pelo casal, há iniciativa nas áreas de meio ambiente, esporte, economia solidária, educação, ações para indígenas, moradores de rua, acessibilidade, apoio a crianças e muitos outros.

• Giro nacional

Os caçadores de bons exemplos já passaram por 14 estados brasileiros e, até o fim de 2014, pretendem visitar as demais unidades da federação. Depois, partem para os países vizinhos do Brasil. Eles adaptaram uma barraca automotiva para dormir e todos os pertences estão no porta-malas e nos bancos traseiros do veículo.

• No Paraná

O casal viaja pelo interior do Paraná desde o último dia 27. Vão permanecer no interior até o dia 10 de março, quando voltam a Curitiba para conhecer novos bons exemplos da capital. Na primeira passagem por Curitiba, na semana que passou, Iara e Eduardo conheceram as ações da Aliança Empreendedora, que capacita empreendedores de baixa renda.

• Mensagem

O casal admite que trabalha hoje mais do que antes de sair à caça de bons exemplos. "Mas é muito gratificante poder ajudar, animar as pessoas a continuarem a ação que fazem, além de sensibilizar outras para que também façam algo", diz Iara.

4,7 voltas na Terra é quanto representa a distância percorrida pelos Caçadores de Bons Exemplos na busca de iniciativas sociais de sucesso. Eles já percorreram 189 mil quilômetros em busca de projetos de relevância comunitária.

Vender a casa própria, doar roupas e móveis e viajar sem destino prévio por cinco anos. O objetivo: ir atrás de pessoas que fazem a diferença nas comunidades em que vivem. Parece roteiro de filme. Mas essa escolha de vida foi feita pelo casal Iara e Eduardo Xavier, mineiros que há três anos percorrem o país em busca de boas práticas cidadãs. Com mais de 189 mil quilômetros rodados e 940 projetos catalogados, a dupla que se autointitula "caçadores de bons exemplos" chegou ao Paraná.

Entre terça e quarta-feira, Eduardo e Iara visitaram cerca de 20 projetos em Curitiba. Para conhecer os bons exemplos, o casal depende da indicação de colaboradores que, pelo site ou pelas redes sociais, recomendam ações em cada região que o casal visita. A ideia é reunir informações e contatos.

Passar adiante

"A gente começou a viajar e ver tudo de bom que era feito. Aí vimos que essa informação não poderia ficar só conosco e começamos a repassá-la, a fim de sensibilizar mais gente, que podem ser multiplicadores de ideias do bem, formando uma grande rede de ajuda", explica Iara.

A seleção dos projetos não segue regras. "Vamos sendo direcionados pelas pessoas que encontramos pelo caminho. A própria comunidade é que identifica quem é um bom exemplo ali. Desde o princípio, temos como regra não pesquisar na internet sobre projetos", dizem.

Mesmo sem vínculo partidário, o casal acredita estar alimentando atitudes políticas. "Nós acreditamos que fazemos uma ação política. Nós não estamos atrás de projetos governamentais, mas vamos conhecer gente que tem posicionamento para mudar o mundo com o que tem nas mãos. Acho que isso não deixa de ser política, até porque é uma forma de interferir e transformar a realidade", aponta.

Cada projeto que eles conhecem é registrado em fotos e vídeo. No site e nas redes sociais dos caçadores, é feita a divulgação da iniciativa social e de como ajudá-la. Como o casal faz visitas diárias, não há tempo hábil para editar imagens ou escrever de forma extensa sobre o projeto. Depois que terminarem a viagem, eles planejam escrever um livro sobre a experiência que tiveram.

Perfil

O casal Xavier visita todo tipo de iniciativa: quem dá cursos, quem distribui comida, cuida de animais, reforma escolas públicas, entre outros. De acordo com eles, não há perfis dos trabalhos comunitários que eles visitam. "Há projetos de todos os tamanhos e todos os tipos. Uma característica comum é a sensação de urgência para mudar o mundo. Ninguém espera patrocínio ou juntar dinheiro para começar a fazer alguma coisa", explica Iara.

Carro vira a residência dos "caçadores de bons exemplos"

Iara e Eduardo Xaxier trabalhavam como administradores de empresas em Juiz de Fora, Minas Gerais, antes de começarem a "caçar" bons exemplos. À época, já refletiam sobre a necessidade de fazer algo além de trabalhar e levar uma vida "comum". "A gente sentia a necessidade de fazer algo a mais. Não entendíamos que a vida se resumisse a ir trabalhar todos os dias, pagar as contas no final do mês. Então, decidimos vender nosso apartamento, juntar as economias e cair na estrada", diz Iara.

Eles não fizeram um planejamento extenso para não correr o risco de desistir. Em poucos meses, organizaram o carro para que pudesse servir como base para montar uma barraca e partiram no início de 2011 com a meta de viajar até 2015, passando por todos os estados brasileiros. "Nós não éramos ricos. Juntamos o que tínhamos e saímos em busca das boas notícias e dos bons exemplos, a fim de multiplicar essas ações", contam.

Percalços e ajuda

O casal já passou por percalços financeiros e contou com a ajuda de familiares e apoiadores. No entanto, as dificuldades não afligem Eduardo e Iara, que permanecem firmes no propósito. Eles afirmam que não querem dinheiro. "Esperamos que as pessoas ajudem os projetos que divulgamos e nos recebam, seja cedendo um espaço para que a gente possa estacionar o carro ou oferecendo uma refeição", conta Iara.

Para dormir na estrada, a dupla adaptou uma barraca automotiva no carro que usam para viajar. Como viajam sem roteiro, por vezes precisam dormir no trajeto, mas sempre procuram lugares seguros, como postos de gasolina ou estacionamentos de hotéis e pousadas. Eles já estão na estrada há 38 meses, mas até agora não foram assaltados, furtados ou se envolveram em acidentes. Nas três vezes que algum pneu furou, eles estavam perto de borracharias e foram ajudados gratuitamente.

Serviço

Os caçadores de bons exemplos podem ser contactados em http://cacadoresdebonsexemplos.com.br, www.facebook.com/Cacadordebomexemplo ou ainda pelos telefones (37) 9904-9070 ou (37) 9985-5570.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]