Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasília

Estudantes protestam na rampa do Planalto contra aumento para políticos

Grupo com cerca de 50 manifestantes permaneceu 20 minutos no local. Congresso aprovou reajuste de mais de 60% para deputados e senadores

Estudantes fazem manifestação na rampa do Palácio do Planalto contra o reajuste salarial dos parlamentares | Valter Campanato/ABr
Estudantes fazem manifestação na rampa do Palácio do Planalto contra o reajuste salarial dos parlamentares (Foto: Valter Campanato/ABr)

Um grupo com cerca de 50 estudantes de universidades públicas e privadas de Brasília ocupou a rampa do Palácio do Planalto no começo da tarde desta segunda-feira (27) em protesto contra o reajuste de mais de 60% nos salários de deputados e senadores, aprovado no dia 15 de dezembro pelo Congresso.

Durante cerca de 20 minutos, os manifestantes, munidos de faixas e cartazes, gritaram palavras de ordem contra o aumento considerado abusivo por eles. "Dilma, que papelão: tem dinheiro pra ministro mas não tem para educação" e "que grosseria, eu não tenho auxílio moradia" foram algumas frases ensaiadas pelo grupo.

Um dos participantes do ato, o estudante de jornalismo Sérgio Vinícius Monteiro afirmou que o objetivo do grupo era chamar a atenção do Planalto para o caso. "O objetivo é que alguém do Planalto nos escute e venha conversar conosco e discuta forma de reverter esse aumento", explicou o estudante.

O Congresso Nacional aprovou no dia 15 de dezembro um projeto elevando para R$ 26,7 mil o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de estado a partir de 1º de fevereiro de 2011.

Depois de deixar a rampa do palácio, o grupo ainda fechou o trânsito na frente do local de trabalho do presidente da República.

A assessoria da Presidência não soube informar se os manifestantes seriam retirados do local pela polícia, caso o protesto continue na frente do palácio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.