
A Visão Publicidade, empresa que venceu a última licitação de publicidade da Câmara de Curitiba, em 2006, fechou no ano passado uma parceria com outra empresa de comunicação, a Trade Marketing, que atualmente disputa o novo processo licitatório para prestar serviços de propaganda ao Legislativo. Quando isso ocorreu, a Visão ainda administrava uma conta publicitária total de R$ 26,8 milhões da Câmara o contrato da empresa só venceu há alguns meses.
A Trade, cuja razão social é Chagas e Chagas, cedeu espaço físico para que o proprietário da Visão, Adalberto Gelbecke Jr., mantivesse sua atividade. E passou a remunerar Gelbecke para que ele trouxesse novos clientes à Trade. Gelbecke, porém, diz que, até em razão dos termos de seu contrato com o Legislativo, nunca repassou para a agência parceira nenhum serviço referente à Câmara.
Gelbecke ainda afirma que a Visão está perto de encerrar as suas atividades. Segundo eke, a empresa, depois do fim de seu contrato com o Legislativo municipal, mantém apenas um último contrato. "A Visão quebrou", diz Gelbecke Jr.
Entre 2006 e 2011, a Visão foi uma das responsáveis por fazer o atendimento à Câmara, junto com a Oficina da Notícia empresa de propriedade da mulher e do sogro do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
Outra parceria
A empresa de Hélcio "Kal" Gelbecke, irmão de Adalberto, a Fonte Comunicação, também acertou uma parceria semelhante com a Trade. Adalberto Diniz, dono da Trade, afirma que a sua relação com a Visão não tem nenhuma influência na sua tentativa de assumir a conta de publicidade da Câmara. "Tenho 18 contas públicas. Mas nunca prestei serviços para a Câmara de Curitiba", diz.
A Câmara de Curitiba realiza atualmente uma licitação para contratar novas empresas de publicidade. O contrato que mantinha com a Visão e com a Oficina da Notícia desde 2006 foi encerrado neste ano. Os envelopes com as propostas foram abertos nesta terça-feira, mas o resultado ainda não foi divulgado.
Seis agências disputam o contrato, de R$ 4,8 milhões anuais. Além da Chagas e Chagas/Trade, participam da concorrência a RZ Comunicação, a CCZ Publicidade e Marketing, a Elétrica Comunicação, XOK Publicidade e a By Vivas Agência de Publicidade. O resultado deve ser conhecido dentro de 15 dias.



