Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Publicidade

Ex-agência da Câmara tem parceria com participante de licitação

Uma das empresas que era responsável pela propaganda do Legislativo de Curitiba cedeu espaço físico para que concorrente da nova licitação desempenhasse suas atividades

Câmara de Curitiba: protesto e tumulto no início do segundo semestre. | César  Brustolin/SMCS
Câmara de Curitiba: protesto e tumulto no início do segundo semestre. (Foto: César Brustolin/SMCS)

A Visão Publicidade, empresa que venceu a última licitação de publicidade da Câmara de Curitiba, em 2006, fechou no ano passado uma parceria com outra empresa de comunicação, a Trade Marketing, que atualmente disputa o novo processo licitatório para prestar serviços de propaganda ao Legislativo. Quando isso ocorreu, a Visão ainda administrava uma conta publicitária total de R$ 26,8 milhões da Câmara – o contrato da empresa só venceu há alguns meses.

A Trade, cuja razão social é Chagas e Chagas, cedeu espaço físico para que o proprietário da Visão, Adalberto Gelbecke Jr., mantivesse sua atividade. E passou a remunerar Gelbecke para que ele trouxesse novos clientes à Trade. Gelbecke, porém, diz que, até em razão dos termos de seu contrato com o Legislativo, nunca repassou para a agência parceira nenhum serviço referente à Câmara.

Gelbecke ainda afirma que a Visão está perto de encerrar as suas atividades. Segundo eke, a empresa, depois do fim de seu contrato com o Legislativo municipal, mantém apenas um último contrato. "A Visão quebrou", diz Gelbecke Jr.

Entre 2006 e 2011, a Visão foi uma das responsáveis por fazer o atendimento à Câmara, junto com a Oficina da Notícia – empresa de propriedade da mulher e do sogro do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).

Outra parceria

A empresa de Hélcio "Kal" Gelbecke, irmão de Adalberto, a Fonte Comunicação, também acertou uma parceria semelhante com a Trade. Adalberto Diniz, dono da Trade, afirma que a sua relação com a Visão não tem nenhuma influência na sua tentativa de assumir a conta de publicidade da Câmara. "Tenho 18 contas públicas. Mas nunca prestei serviços para a Câmara de Curitiba", diz.

A Câmara de Curitiba realiza atualmente uma licitação para contratar novas empresas de publicidade. O contrato que mantinha com a Visão e com a Oficina da Notícia desde 2006 foi encerrado neste ano. Os envelopes com as propostas foram abertos nesta terça-feira, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Seis agências disputam o contrato, de R$ 4,8 milhões anuais. Além da Chagas e Chagas/Trade, participam da concorrência a RZ Comunicação, a CCZ Publicidade e Marketing, a Elétrica Comu­­nicação, XOK Publicidade e a By Vivas Agência de Publicidade. O resultado deve ser conhecido dentro de 15 dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.