• Carregando...

Punição

Veja o que diz a legislação de trânsito a respeito dos motoristas que dirigem sob efeito de álcool:

Até 2 decigramas de álcool por litro de sangue: tolerância admitida como margem de erro.

A partir de 2 até 6 decigramas de álcool por litro de sangue: Multa, suspensão do direito de dirigir por um ano e retenção do veículo.

Acima de 6 decigramas de álcool por litro de sangue: Multa, suspensão da carteira e detenção de seis meses a três anos.

Segundo o psiquiatra Luiz Fernando Carazzai, com 7,8 decigramas de álcool no sangue no momento do acidente, o deputado Ribas Carli dirigia com menos:

- reflexos

- coordenação motora

- capacidade de visão e audição

- consciência

- autocrítica

Fonte: Redação.

O exame de dosagem alcoólica feito na amostra de sangue do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), colhida pouco depois do acidente, comprovou que o parlamentar estava embriagado no momento da colisão. Segundo o teste realizado pelo Instituto Médico-Legal (IML) do Paraná, o deputado tinha 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue. Desde a entrada em vigor da lei seca, em junho do ano passado, o motorista flagrado dirigindo com concentração igual ou superior a seis decigramas pode ser preso em flagrante e responder a um processo penal, com a possibilidade de ficar detido de seis meses a três anos.

Na última quinta-feira, o promotor de Justiça Rodrigo Chemim, que foi designado pelo Ministério Público para acompanhar as investigações, já havia afirmado que depoimentos de testemunhas não deixavam dúvidas de que o parlamentar apresentava sinais evidentes de embriaguez na madrugada do acidente. Uma garçonete do restaurante no qual o deputado esteve momentos antes da batida revelou à polícia ter servido quatro garrafas de vinho na mesa dele e de um casal de amigos. Segundo ela, Carli Filho não comeu nada, apenas bebeu e "quando saiu para ir embora, apresentava visível estado de embriaguez alcoólica".

Outros dois garçons também confirmaram o estado em que o deputado deixou o restaurante: "Apresentando visíveis sinais de embriaguez". No boletim de atendimento a Carli Filho, os socorristas do Corpo de Bombeiros descrevem a presença de "hálito etílico" no parlamentar.

Grande quantidade

De acordo com o psiquiatra Luiz Fernando Carazzai, especialista em álcool e drogas do Hospital de Clínicas, 7,8 decigramas de álcool no sangue já caracterizam embriaguez e não apenas ingestão de bebida. Ele afirmou que essa taxa deixa claro que Carli Filho ingeriu grande quantidade de álcool e, portanto, não estava em condições de dirigir. "Nessa situação, todo o funcionamento cerebral fica reduzido. Seguramente, o organismo do deputado precisaria de mais de 24 horas para metabolizar essa quantidade de álcool", explicou. "O fato de beber com o estômago vazio certamente ajudou a absorver o álcool com uma velocidade ainda maior."

A reconstituição do acidente – de início, marcada para a madrugada de hoje – foi adiada, porque a testemunha que acompanharia o trabalho da polícia viajou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]