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Queda vôo 1907

Exército manda reforço de 100 soldados para o Mato Grosso

Os familiares estão preocupados com a possibilidade de os corpos serem atacados por animais na selva e o estado de decomposição acelerado dificultar ainda mais a identificação dos corpos

O Exército atendeu os pedidos da Comissão de familiares das vítimas do acidente com o Boeing 737-800 da Gol e mandou um reforço de 100 soldados para ajudar no resgate dos corpos na Serra do Cachimbo, no Mato Grosso. Foram removidos do local 117 corpos até a tarde deste sábado. A identidade de três das cinco crianças mortas no acidente foi identificada. Neste sábado, mais quatro vítimas foram sepultadas.

Os familiares estão preocupados com a possibilidade de os corpos serem atacados por animais na selva e o estado e decomposição acelerado dificultar ainda mais a identificação dos corpos.

Mais cedo, um representante do grupo criticou a atuação da Aeronáutica, dizendo que, quanto mais o tempo passa, mais difícil ficará a identificação dos corpos.

Os militares são integrantes do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Manaus. Eles vão se juntar aos 37 militares do Exército que já estão trabalhando no local.

O Instituto de Pesquisa de DNA Forense do Distrito Federal identificou a primeira das cinco crianças que estavam a bordo do Boeing 737-800, da Gol, que caiu no norte do Mato Grosso. O nome da criança ainda não foi divulgado.

Segundo a diretora da Divisão de Comunicação da Polícia Civil, delegada Valéria Raquel Martirena, os peritos do IML e dos institutos de Identificação e de Pesquisa de DNA Forense prosseguem com os trabalhos de reconheciento normalmente no final de semana, para "dar a melhor resposta para os familiares das vítimas".

Os peritos, de acordo com a nota, fazem a pré-identificação das vítimas cujas impressões digitais estão preservadas. Quando há documentos de identidade acompanhando os corpos, acrescenta a nota, o confronto das digitais é feito na própria fazenda Jarinã.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, voou neste sábado para a área da Serra do Cachimbo, no Mato Grosso, na qual estão os destroços do Boeing 737-800 da Gol que caiu na sexta-feira 29. Parte dos corpos também permanece no local. Ele chegou à Fazenda Jarinã, sede das operações de resgate e, de lá, partiu para um sobrevôo da área do desastre, o maior da aviação brasileira, matando 154 pessoas.

Mais 100 homens do Exército foram deslocados para a Serra do Cachimbo, para ajudar a acelerar a operação de resgate, que começou nas primeiras horas da manhã do sábado passado, 30 de setembro.Veja aqui que caixa-preta revela que controladores tentaram sete vezes entrar em contato com o Legacy

O dentista aposentado Luiz Albano Custódia, 68 anos, foi sepultado em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. O tenente-coronel do Exército Élcio Luiz Gonçalves de Anchieta, de 46 anos, foi enterrado esta tarde em São Luiz (MA). O corpo do estudante de medicina Átila Antônio Assad Resende, de 24 anos, chegou a Rubiataba, em Goiás, no começo da tarde. Em Brasília, o analista de finanças do Tesouro Nacional José Inácio Ferreira Trindade, 40 anos, o bancário Francisco das Chagas Moura Loyola, 44 anos, e Mário André Leite Leiras, publicitário, foram sepultados no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O enterro do piloto do vôo 1907, comandante Décio Chaves Júnior, que estava previsto para esta sexta, foi transferido para as 18h de sábado, porque o IML ainda não confirmou o reconhecimento do corpo dele. No domingo, deve acontecer em Belo Horizonte o sepultamento do empresário Luis Rogério Lobato Bendito, que morava em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Gol corrige número de vítimas para 154

A Gol divulgou na quinta-feira que houve um erro na composição da lista de passageiros do vôo 1907, que caiu na última sexta-feira. Na lista divulgada originalmente, constava o nome Carlos Souza Junior, passageiro que de fato embarcou, e outro nome, Carlos Sousa, que foi acrescentado à lista por um erro de procedimento. A primeira relação de passageiros era uma lista abreviada na qual o nome de Carlos Souza Júnior apareceu com alterações no sobrenome, sem o Júnior e com o Souza grafado com a letra s. Durante o trabalho de checagem da lista, Carlos Souza Junior e Carlos Sousa foram considerados pessoas distintas. Com isso, o número oficial de passageiros do vôo 1907 passa a ser 148, e o de vítimas do acidente,154.

Medida cauletar

Nesta sexta, o marido de uma das vítimas entrou com medida cautelar, mas juíza nega para impedir saída do Legacy do país. E três parlamentares americanos procuraram nesta quinta-feira autoridades dos Estados Unidos, incluindo a secretária de Estado, Condoleezza Rice, para conseguir a liberação dos dois pilotos do Legacy. E no fim da noite desta sexta-feira, a Fundação Internacional de Segurança de Vôo, com sede nos Estados Unidos, divulgou uma nota em que elogia os métodos de investigação de acidentes aéreos no Brasil. A nota ressalta a tradição de investigações independentes, sem interferência do governo.

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