Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Extinção de secretarias tem parecer favorável na Câmara

Proposta do prefeito Gustavo Fruet ainda precisa passar por mais uma comissão antes de seguir para votação em plenário, que deve acontecer na semana que vem

A proposta do prefeito Gustavo Fruet (PDT) para extinguir três secretarias municipais de Curitiba e reduzir o poder do Instituto Curitiba Informática (ICI) recebeu, nesta terça-feira (11), parecer favorável da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, da Câmara de Vereadores. O projeto foi apresentado em novembro do ano passado e precisa passar por mais uma comissão, o que deve ocorrer na próxima semana, antes de ser votado em plenário.

A principal novidade, caso a proposta de Fruet vire lei, é a criação da Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT). A intenção do Poder Executivo da capital é reduzir a dependência da administração municipal do ICI, hoje principal responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) do poder público municipal.

A SIT ficaria responsável principalmente pelo planejamento e com a definição de políticas públicas, enquanto a execução desses projetos ficaria a cargo, inicialmente, do ICI. As definições de prioridades na área de TI, até agora, estão nas mãos do instituto.

O projeto também formaliza a fusão das secretarias de Administração e Planejamento, que dão origem a uma nova pasta: a Secretaria municipal de Planejamento e Administração (Seplad). Ainda na parte das secretarias, está prevista a extinção da Secretaria Especial Anti-Drogas, cujos trabalhos devem ser transferidos para a Defesa Social.

Fruet apresentou a proposta de reorganização administrativa em 28 de novembro de 2013. O projeto passou por fases de protocolo e outros trâmites até chegar, em 13 de fevereiro, à análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que deu aval ao projeto. A partir de então, começou a apreciação pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que aprovou o projeto neste dia 11. A previsão é de que a Comissão de Serviço Público, última a analisar a proposta antes de ser votada em plenário, delibere sobre o projeto já nesta quarta-feira (12). A votação em plenário deve acontecer na próxima semana.

ICI: instituição polêmica

O ICI foi fundado em 1998, durante a gestão de Cássio Taniguchi, e ficou responsável por uma série de serviços essenciais para a prefeitura, desde agendamento de consultas em postos de saúde até a bilhetagem eletrônica do sistema de transporte coletivo. Em 2011, a prefeitura assinou contratos com vigência até 2016, com um valor total de R$ 585 milhões -- cerca de R$ 117 milhões ao ano. Inicialmente, a prefeitura não tem a intenção de romper esses contratos. Entretanto, há a intenção de discutir questões contratuais específicas. Além disso, ele disse não descartar a possibilidade de contratar outras entidades, caso haja necessidade.

Há questionamentos ainda sobre a transparência da instituição. A prefeitura diz não ter acesso, por exemplo, a informações sobre empresas subcontratadas pelo ICI para a execução dos projetos. O sistema de bilhetagem eletrônica, de responsabilidade do instituto e executada pela empresa Dataprom, também foi um dos alvos da CPI do Transporte Coletivo. Com a criação da SIT, a prefeitura pretende tornar a gestão da TI no município mais transparente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.