Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investigação

Falta de energia pode ter causado morte de aposentada

Mulher de 53 anos dependia de aparelho elétrico para sobreviver. Ela não pagou conta de luz e companhia de energia do Ceará suspendeu o serviço

O Ministério Público do Ceará e a polícia apuram a morte de uma aposentada de 53 anos que dependia de um aparelho elétrico para sobreviver. Maria Luíza Bezerra da Silva morreu em casa depois que a Coelce, a companhia de energia elétrica do estado, cortou a luz por falta de pagamento.

Segundo a família, a aposentada já tinha sofrido duas paradas cardíacas, tinha uma lesão no cérebro e respirava com a ajuda de um aparelho que ajudava a retirar o excesso de secreção de saliva acumulado na garganta.

Ela ficou seis meses internada em um hospital e, há dois meses, foi para casa. Na ocasião, os médicos disseram que a solução para melhorar o quadro clínico seria levá-la para casa para que a aposentada passasse mais tempo com os filhos e netos.

Equipamento emprestado

O Hospital Waldemar de Alcântara emprestou, de graça, o equipamento elétrico. Em dois meses, as contas de luz somaram mais de R$ 200. Como a aposentada não conseguiu pagar, a Coelce determinou o corte. A família afirma que entregou um atestado aos funcionários da companhia, mas, mesmo assim, a luz foi cortada. Depois da interrupção do fornecimento, Maria Luíza ficou viva por nove horas. Ela morreu em 4 de maio, dia do seu aniversário.

A família aguarda o laudo do Serviço de Verificação de Óbitos. Com o documento, os parentes querem entrar na Justiça contra a Coelce.

Cadastro

A companhia informou que tem um cadastro dos clientes que usam aparelhos elétricos essenciais à vida. Nesses casos, o serviço não é interrompido se houver inadimplência. De acordo com a Coelce, o nome de Maria Luíza não estava incluído nessa lista. A companhia deve apurar o fato.

A Coelce diz que, para ser incluído nesse cadastro, o consumidor tem que apresentar laudos médicos que comprovem a necessidade de equipamentos elétricos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.