• Carregando...
Felipe Francischini, deputado estadual. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Felipe Francischini, deputado estadual.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O deputado estadual do Paraná Felipe Francischini (SD) pediu nesta quarta-feira (19) a revogação do título de cidadão honorário do estado do Paraná concedido ao ex-ministro José Dirceu em 2003. Dirceu está preso desde o início do mês na sede da Polícia Federal em Curitiba sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras desarticulado pela Operação Lava Jato.

No dia de denúncia contra Cunha, PPS anuncia homenagem da Câmara a Moro

Leia a matéria completa

A honraria concedida ao petista estava prevista numa lei apresentada pela bancada do PT em 2003 e contou com o apoio do então deputado André Vargas – que também foi preso no âmbito da Lava Jato, em abril deste ano.

“É inconcebível que o Dirceu seja considerado cidadão honorário do Paraná. Ele nada tem de honorário. É apenas um corrupto já condenado que está sendo novamente investigado por ter participado da roubalheira na Petrobras”, disse o parlamentar paranaense, ao citar também a primeira vez em que Dirceu foi preso, depois de ser condenado no processo do mensalão. Atualmente, o ex-ministro também cumpre pena referente àquela ação penal em regime domiciliar.

“Do que adianta a gente apresentar um título a alguém se um criminoso preso tem essa honraria? Precisamos restaurar a credibilidade do instrumento”.

Para revogar a lei, Francischini apresentou em plenário nesta quarta um projeto de lei que solicita a revogação do título dado a Dirceu. A previsão do parlamentar é de que o projeto seja votado em “duas ou três semanas”. “A honraria é dada para quem tem reputação ilibada. E reputação ilibada é o que ele não tem”, disse o deputado.

O advogado de defesa de Dirceu, Roberto Podval, disse que “não perderá tempos pensando na postura política do deputado”. “Tenho problemas demais para me preocupar”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]