O prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni (PSDB), que é filho do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Rodrigo Rossoni foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico.
O prefeito e o vice, João Vitório Nhoatto (PSC), porém, permanecem no cargo, pois a ação tem efeito suspensivo e só entrará em vigor a partir do julgamento dos acusados, a menos que o Ministério Público Eleitoral recorra dessa determinação. Neste sábado (5), por exemplo, eles cumprem agenda política na cidade.
De acordo com a denúncia, Rossoni e Nhoatto contrataram 528 cabos eleitorais na campanha para a eleição suplementar de 3 de julho deste ano no município, que fica na região Sudeste do Paraná. O juiz da 153ª Zona Eleitoral, Irajá Pigatto Ribeiro, determinou ainda a inelegibilidade do prefeito e do vice-prefeito por um período de oito anos.
O número de cabos eleitorais chamou a atenção dos promotores. O total de contratados representa 4,37% do total de eleitores, em uma cidade onde o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o índice de pobreza chegava a 39,9% da população em 2003. Isso levou o MP a concluir que o número de cabos foi excessivo.
O prefeito e o vice não foram localizados nesta sexta-feira pela reportagem. A informação é de que eles estavam em viagem.



