• Carregando...
Deputado "Frangão": registro de 100% de presença | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Deputado "Frangão": registro de 100% de presença| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Nelson Meurer (PP) e Hermes "Frangão" Parcianello (PMDB) são os únicos deputados federais do Paraná que não fizeram nenhum discurso em plenário ao longo do primeiro semestre. Ambos, porém, teriam mais condições que os demais colegas para falar.

Como líder da bancada do PP, Meurer tem direito, pelo regimento, de intervir nas sessões deliberativas a qualquer momento para orientar a bancada do partido. Já Parcianello registrou 100% de presença no período.

"Para fazer discurso em plenário tem que ser sobre um assunto relevante, não adianta dizer qualquer coisa", explica Meurer. A dupla também não apresentou nenhum projeto entre fevereiro e julho.

De acordo com levantamento publicado na semana passada pelo jornal O Globo, os dois estão na lista de 30 deputados federais de todos os estados que não discursaram. Também constam da relação o humorista Tiririca (PR-SP) e os presidentes nacionais do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e do PV, José Luiz Penna (SP).

Em média, cada deputado paranaense fez 17 discursos no primeiro semestre. A média é puxada para cima por Rubens Bueno. Ele aproveitou a prerrogativa de ser líder do PPS para fazer 127 intervenções em plenário.

"Parlamento, como o próprio nome diz, é lugar de parlar, de falar muito. Faz parte do nosso trabalho", diz Bueno. No total, os quatro deputados do estado que mais falaram – Bueno, Dr. Rosinha (PT), Sandro Alex (PPS) e Rosane Ferreira (PV) – foram responsáveis por 250 discursos, mais da metade do total de 496 feitos pelos paranaenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]