Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Máfia

Fraude em IPTU atingiu 84 imóveis

Investigação do Ministério Público Estadual indica que pelo menos 84 grandes empreendimentos da cidade de São Paulo, entre shoppings centers, universidades e edifícios comerciais e residenciais, conseguiram reduzir o pagamento do valor do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) por meio do pagamento de propinas a fiscais da prefeitura.

O esquema foi descoberto a partir de documentos apreendidos em novembro. Os papéis continham o registro do imóvel na prefeitura e números correspondentes a uma quantia em dinheiro ao lado. A Controladoria Geral do Município fez uma checagem entre a metragem registrada desses imóveis e o tamanho real. A metragem estava subfaturada em pelo menos 84 imóveis.

Segundo o Ministério Público, ao vistoriar um novo empreendimento os fiscais lançavam uma metragem do imóvel menor do que a real. A diferença entre o valor real e o subfaturado era paga como propina. Os donos dos empreendimentos levavam vantagem porque a propina só era cobrada no primeiro ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.