Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Disputa eleitoral

Fruet e Ducci têm de ceder, diz Beto

Governador assume presidência estadual do PSDB e pede conciliação entre os dois principais nomes à prefeitura de Curitiba. Mas acordo parece difícil

Beto e Fruet: acabou a parceria. | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Beto e Fruet: acabou a parceria. (Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo)

Aclamado ontem presidente da executiva estadual do PSDB, durante convenção do partido no Hotel Bourbon em Curitiba, o governador Beto Richa afirmou que vai trabalhar pessoalmente para um entendimento entre o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), em relação à disputa pela prefeitura de Curitiba em 2012. Os dois, que são os principais nomes para disputar a administração municipal no ano que vem, concorrem pelo apoio do PSDB.

"A ideia é uma conciliação [entre eles] para que não haja um racha no partido. Vamos trabalhar para união. Os dois têm legitimidade para lançar candidatura e isso complica a conciliação. Mas os dois terão de ceder um pouco para chegar a um entendimento", explicou Richa, se dizendo esperançoso na tarefa de fazê-los caminhar juntos.

Em desvantagem

As declarações de Fruet, no entanto, indicam que essa tarefa será árdua. Ele confirmou que em janeiro deste ano lhe foi oferecido o cargo de vice na chapa encabeçada por Ducci. "Isso foi um erro. Uma coisa dessa não se impõe, é para discutir com o partido", revelou, dizendo que hoje não trabalha com a possibilidade e que Beto Richa teria dito que não tem compromisso com o prefeito da capital.

O ex-deputado federal afirmou que o diálogo é sempre bom, mas que espera uma definição do PSDB sobre um projeto para Curitiba até o fim do primeiro semestre. E adiantou que vai analisar os sinais emitidos pela cúpula do partido nesse período. "O silêncio também será um recado, talvez o mais importante deles", disse.

Ducci, que chegou junto com Beto na convenção, foi mais reticente. Afirmou que é cedo para falar em disputa eleitoral, que não tem conversas sobre alianças políticas em torno de sua candidatura à reeleição e que está focado no trabalho como prefeito de Curitiba. "Vim até aqui para prestigiar o PSDB e o Beto, que sempre caminhou junto com o PSB", disse Ducci.

O tom de que nada está resolvido e que a composição da executiva estadual é o primeiro passo dessa discussão foi dado pelo atual presidente do PSDB, Beto Richa, e pelo agora vice-presidente da legenda e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni.

Uma das primeiras medidas da nova executiva, disse Ros­soni, é deliberar sobre o diretório municipal de Curitiba – discussão que deve começar ainda neste mês. "Precisamos definir isso [diretório de Curi­tiba] porque a intenção é que o PSDB tenha candidatura em todos os municípios do Paraná. E, claro, Curitiba é a grande vitrine. Composta a executiva, o Gustavo agora vai ter que conquistar o seu espaço para viabilizar a candidatura", comentou o deputado.

Se Fruet não pensa em ser vice de Ducci, essa ideia é muito bem vista pelo presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, que passou a ocupar o cargo de secretário executivo do partido. Ele disse que vai provocar a realização das eleições nos diretórios municipais, principalmente em Curitiba, para que as decisões sobre o rumo do partido passem também pelos municípios do Paraná. E adiantou: "Pretendo colocar meu nome na convenção do partido para ser vice do Luciano Ducci".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.