• Carregando...
O prefeito eleito, Gustavo Fruet, indicou nesta segunfa-feira (17) 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013 | Everson Bressan/Gazeta do Povo
O prefeito eleito, Gustavo Fruet, indicou nesta segunfa-feira (17) 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013| Foto: Everson Bressan/Gazeta do Povo

Gestores do IPPUC e da Urbs têm perfil acadêmico

Dentre os 23 nomes anunciados nesta segunda-feira (17) para assumir secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013, o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, indicou os responsáveis pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, e pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior. Os dois já têm trajetória em órgãos de governo e, além disso, apresentam ligação acadêmica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leia mais sobre eles:

Sérgio Póvoa Pires, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, cursou especialização em Planejamento Urbano e Regional na Alemanha. É arquiteto do IPPUC desde 1976, onde também já trabalhou como supervisor de informações. Já assumiu cargos de assessoria na Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba e na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Roberto Gregório da Silva Junior, Urbanização de Curitiba S/A (Urbs): Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPR, possui mestrado e doutorado em administração e especialização em Engenharia de Produção. Já foi diretor geral da Casa Civil e chefe do Departamento de Transportes da UFPR, onde é professor desde 1986. Em 2011, recebeu o Troféu Paraná de Engenharia, modalidade Transportes. Também assumiu gerências na COPEL, onde atuou em pesquisa e desenvolvimento, engenharia e construção.

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou nesta segunda-feira (17) o nome da esposa, Marcia Fruet, e da irmã, Eleonora Fruet, como futuras responsáveis pela Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria de Finanças, respectivamente. A nomeação ocorre a 15 dias de Fruet tomar posse como novo prefeito da capital. A atitude repete na prefeitura a prática dos dois últimos governadores do estado eleitos, Roberto Requião e Beto Richa. Ambos indicaram parentes para secretarias de governo.

O prefeito eleito também indicou outros 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013. Entre eles está o de Sérgio Póvoa Pires, para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e Roberto Gregório da Silva Junior, que vai assumir a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).

No dia 5 de dezembro, o pedetista já havia anunciado o primeiro nome que fará parte de seu secretariado: Fábio Scatolin, professor de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assumirá a Secretaria de Planejamento. O economista é também coordenador da equipe de transição de governo.

A vice-prefeita eleita, Mírian Gonçalves (PT), vai acumular o cargo de secretária do trabalho.

Em depoimento divulgado no Facebook, o historiador Marcos Cordiolli, indicado para assumir a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), disse que ficou honrado com o convite e que pretende corresponder aos desejos de mudança expressados pela população com a eleição de Fruet e Mirian Gonçalves. "Vamos promover a convergência do poder público com os artistas, com os produtores, com os movimentos culturais, com os servidores da FCC e com os mais diversos setores da sociedade curitibana para estruturar sólidas políticas públicas para a cultura."

Confira abaixo os indicados para as secretarias

- Abastecimento: Fernando Klein Nunes

- Ação Social: Marcia Oleskovski Fruet

- Planejamento e Gestão: Fábio Scatolin

- Assessores da Secretaria de Planejamento e Gestão: César Rissete e Wilhelm Milward Meiners

- Agência Curitiba de Desenvolvimento e Companhia de Desenvolvimento de Curitiba: Gina Paladino

-Assuntos Metropolitanos: Valfrido Prado

- Direitos da Pessoa com Deficiência: Ronaldo Schwantes

- Educação: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo

- Finanças: Eleonora Bonato Fruet

- Assessor finanças: José Carlos Marucci

- Fundação Cultural de Curitiba: Marcos Cordiolli

- Gabinete Prefeito: Itamar Abib Neves

- Guarda Municipal: Inspetor Claudio Frederico de Carvalho

- Instituto Curitiba de Saúde (ICS): Wilson Machaelis

- Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP): Liana Maria da Frota Carleial

- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Sérgio Póvoa Pires

- Meio Ambiente: Renato Lima

- Procuradoria Geral do Município : Joel Macedo Soares Pereira Neto

- Recursos Humanos: Meroujy Giacomassi Cavet

- Relações com a Comunidade: Caíque Ferrante

- Saúde: Adriano Massuda

- Trabalho e Emprego: Mirian Gonçalves

- Urbs : Roberto Gregório da Silva Junior

Com as oficializações desta segunda-feira, Fruet ainda precisa indicar os nomes das pessoas que assumirão as demais pastas que completam o governo municipal. As indicações serão feitas até o final do ano. No entanto, Fruet afirmou que serão realizadas mudanças em algumas das pastas que formam o atual governo. As ações das Secretarias de Administração e Planejamento, por exemplo, foram unificadas sob a coordenação do secretário de Planejamento, Fábio Scatolin.

As ações das Secretarias de Defesa Social e Antidrogas, que ainda não têm um nome responsável, devem ser unificadas na estrutura da Defesa Social.

Conforme a estrutura atual da prefeitura, ainda faltam as indicações para as seguintes secretarias e órgãos:

- Administração

- Antidrogas

- Defesa Social

- Cohab

- Comunicação Social

- Esporte e Lazer

- Governo Municipal

- Habitação

- Informática

- Obras

- Previdência

- Trânstito

- Turismo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]