O pré-candidato do PMDB a presidente da República Antony Garotinho sugeriu que a candidatura de Itamar Franco foi estimulada pela ala do partido que não quer o lançamento de candidatura própria. Garotinho disse que foram colocadas várias pedras em seu caminho e que a ala governista deve tentar outras manobras para evitar que o PMDB tenha candidato, mas ele está determinado a ir até o final.
- Desde o início tenho tirado pedras do meu caminho. Não tem sido fácil a minha candidatura até aqui. Venci a convenção em dezembro de 2004, com a tese de candidatura própria e a realização das prévias. Eles pediram prazo para adiar as inscrições, transformaram as prévias em consultas, venci a consulta e lançaram outro candidato. Mas vou até o fim. Estou determinado a ir até o fim - disse Garotinho.
Perguntado se a candidatura de Itamar está sendo patrocinada pela ala governista, Garotinho desconversou e disse que respondia à pergunta em relação à movimentação da ala governista para evitar que o PMDB tenha candidato próprio e neste caso, segundo Garotinho, ele disse que acredita que os governistas vão tentar algumas manobras. Mas garante que vai tirar todas as pedras do seu caminho.
Poucos líderes do PMDB acompanharam o pré-candidato do PMDB em sua passagem por Ouro Preto. Garotinho chegou à cidade histórica mineira acompanhado de quatro deputados estaduais e de três federais e contou ainda com o apoio do ex-governador Newton Cardoso, que resolveu apoiá-lo para contrapor à força de Itamar na região.



