Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Censo

Gays elogiam IBGE por contar "companheiros do mesmo sexo"

IBGE, que colocou em campo na semana passada mais de 80 mil pessoas nas ruas para elaborar os censos 2007 , vai contar, pela primeira vez, o número de casais homossexuais que dividem o mesmo teto, na Contagem da População. A iniciativa foi elogiada pelas organizações de defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e travestis (GLBT).

- O censo vai mostrar para a sociedade que os homossexuais existem, estão em todos os estados e em todas as classes sociais - avalia o antropólogo Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia (GGB).

- Espero que os homossexuais não tenham vergonha de dizer aquilo que não é crime, nem doença, nem pecado. É uma forma diferente de amar e de viver sua sexualidade - acrescentou.

Segundo ele, esta é uma reivindicação antiga. O GGB já vinha pedindo a inclusão da opção "companheiro do mesmo sexo" no questionário desde 2000. Para ele, o recenseamento irá demonstrar que a população brasileira é composta por um grande percentual de homossexuais, colaborando para a diminuição do preconceito.

O coordenador técnico do censo do IBGE, Marco Antônio Alexandre, esclarece, no entanto, que a mudança não foi feita com o objetivo de revelar o percentual homossexual da população brasileira. Segundo ele, a forma como a pesquisa era feita, apenas com a opção cônjuge, deixava dúvidas sobre possíveis erros dos recenseadores no momento de assinalar o sexo do entrevistado.

- A contagem da população não vai fazer perguntas sobre a opção sexual do entrevistado. Estamos fazendo a melhoria na estrutura de um quesito para obter informações de maior qualidade - explicou.

Marco Antônio acrescentou que será preciso cautela para avaliar os dados. O censo será feito apenas em municípios com população inferior a 170 mil habitantes, que juntos representam pouco mais da metade da população brasileira.

Paulo César Fernandes, um dos fundadores do Grupo Atobá - Movimento de Emancipação Homossexual, também se preocupa com a fidelidade dos resultados. Segundo ele, não morar com o parceiro é um comportamento usual entre a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e travestis).

Ele teme também que a população homossexual seja subestimada devido ao grande número de gays e lésbicas que, por medo da exposição, não vão declarar sua opção sexual no censo. Mesmo assim, o ativista considerou a mudança no questionário um avanço na luta contra o preconceito.

- É positivo porque isso está sendo falado. O silêncio é a pior coisa: é quase como uma morte civil, como se aquilo não existisse - destacou.

IBGE realiza de forma simultânea Censo AgropecuárioO IBGE deu início - de forma simultânea e integrada - a duas pesquisas: o Censo Agropecuário, o maior levantamento sobre cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos do gênero, e a Contagem da População 2007, que visitará 28 milhões de domicílios, em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais.

Pela primeira vez, a coleta de dados será informatizada. Como as informações serão transmitidas dos locais de coleta diretamente para os servidores do IBGE, o prazo de divulgação será recorde: apenas um mês após o fim do trabalho de campo, que vai durar cerca de três meses. Os primeiros resultados da contagem serão anunciados no fim de agosto e os do censo, em outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.