O processo eleitoral é um momento muito importante na vida de um país e, conseqüentemente, de todas as instituições que procuram compreender, refletir e registrar o que se passa na sociedade e na administração pública. Por isso, uma eleição é tão importante para a Gazeta do Povo.
No caso das eleições municipais, como a que teremos neste ano, é função do jornal envolver os eleitores nas questões que afetam diretamente a cidade onde vivem como, no caso de Curitiba, integração com a região metropolitana, surgimento de favelas, segurança, urbanismo, trânsito, transporte urbano, meio-ambiente, saúde pública, entre outros.
Da mesma forma, trabalharemos nesta direção na cobertura de outras grandes cidades paranaenses como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.
Este é um trabalho jornalístico que requer análise, equilíbrio, independência e pluralidade.
A cobertura eleitoral, que já está sendo feita na editoria Vida Pública, desde a definição dos candidatos e alianças partidárias, ganha sessões extras e novos colunistas a partir deste mês Renato Monsseff Perissinoto, professor de Ciência Política da UFPR; Elói Zanetti, consultor em marketing; e os jornalistas Bia Morais e Rodrigo Wolff Apolloni.
Além de fortalecer o acompanhamento das campanhas, mostrando as propostas de cada candidato e analisando a viabilidade de colocá-las em prática, a Gazeta buscará mostrar qual é a realidade das cidades paranaenses que serão administradas pelos próximos prefeitos, os aspectos positivos e negativos e os principais problemas a serem enfrentados em cada região.
Cobertura também na Internet
A Gazeta do Povo Online lança no próximo dia 11 o site especial das eleições municipais de 2008. No site, o eleitor poderá tirar dúvidas e acompanhar a cobertura política nas principais cidades do Paraná.
* * * * *
Com a palavra
Além dos moradores do Tatuquara, Parolin e Sabará, participaram dessa reportagem os agrônonos Nicolas Floriani, Iniberto Hamerschmidt, Moacir Darolt e Márcio Jacometti; o historiador Dennison de Oliveira; o geógrafo Francisco Mendonça; o economista Cid Cordeiro; os advogados Vinícius Gessolo, Leandro Franklin e Maria Rita Reis e os estudantes Amanda Borges e Thiago André Costa.



