Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação

Governador do Pará promete apurar denúncias de fraude

Um dia depois da operação da Polícia Federal, que resultou na prisão de Marcelo Gabriel, filho do ex-governador do Pará Almir Gabriel, o atual governador, Simão Jatene (PSDB), disse que todas as denúncias que forem comprovadas envolvendo projetos do governo estadual serão devidamente apuradas.

- Vamos aguardar o desenrolar das investigações com muita prudência - disse o governador.

Por enquanto, os dez acusados de envolvimento no esquema continuam presos. Eles foram transferidos das celas da Polícia Federal para o Quartel dos Bombeiros, onde ficam em prisão provisória de cinco dias, renováveis por mais cinco. Após esse prazo, responderão em liberdade pelos crimes que são acusados de cometer. O advogado de Marcelo Gabriel entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília.

A operação Rêmora desarticulou uma quadrilha que atuava em fraudes na área de arrecadação da Receita Previdenciária. Segundo a PF, o grupo fraudava licitações e sonegava impostos. Empresas com débito com a Previdência participavam de licitações superfaturadas.

Em outra operação nesta terça-feira, a Alcaides, em Pernambuco, a PF desabaratou uma quadrilha que fraudava licitações em cidades do interior, tendo causado prejuízos de R$ 10 milhões aos cofres públicos.

Várias pessoas e empresas alvos da Operação Rêmora já haviam sido investigadas em outras duas operações da PF: Galiléia e Caronte. O nome da operação é referência a um peixe que se aproveita dos restos alimentares do tubarão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.