Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imposto

Governadores do Nordeste defendem nova CPMF

A CPMF foi extinta em 2007, depois de ser derrubada no Congresso, numa das principais derrotas no Legislativo do governo Luiz Inácio Lula da Silva

Governadores do Nordeste reunidos nesta segunda em encontro em Barra dos Coqueiros, Sergipe, defenderam a volta de um mecanismo para o financiamento da saúde, nos moldes da CPMF, extinta pelo Senado em 2007. "É fundamental que tenhamos uma fonte de recursos para custeio. É fundamental implementarmos uma nova contribuição", declarou o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), ao chegar ao Fórum dos Governadores do Nordeste.

O governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), seguiu a mesma linha. Segundo ele, "8% ou 10%" da população devem ajudar a prover recursos para atender "85% da sociedade". "Sou a favor de uma nova contribuição, sim", completou Wagner. Tanto Wagner quanto Cid não deram detalhes de como seria esse novo instrumento de financiamento. A CPMF foi extinta em 2007, depois de ser derrubada no Congresso, numa das principais derrotas no Legislativo do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, disse não ter "posição definida. "Mas apoiarei, se a proposta for colocada", disse. A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), afirmou ser contra a criação de um novo tributo, assim como o anfitrião, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

"Sou contra a criação de uma nova contribuição. Sou a favor da regulamentação da emenda 29", afirmou Rosalba. "Aumentar a carga tributária não é o caminho neste momento", disse Campos.

Os governadores defenderão a regulamentação da emenda 29, que fixa porcentuais mínimos de investimento na área da saúde pela União, Estados e municípios. Participam do encontro os governadores do Nordeste e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), além da presidente Dilma Rousseff.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.