Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidência do partido

Governadores do PMDB querem renúncia de Temer em favor de Jobim

Compareceram ao encontro os governadores Roberto Requião, Sérgio Cabral Filho (RJ), Luis Henrique (SC), Marcelo Miranda (TO) e Eduardo Braga (AM)

Reunidos nesta terça-feira no Palácio Laranjeiras, a convite do governador Sérgio Cabral Filho, cinco governadores peemedebistas decidiram tentar convencer o deputado Michel Temer (SP) a renunciar à candidatura à presidência do partido em favor do ministro Nelson Jobim, que tem o apoio do grupo. Cabral, Marcelo Miranda (TO), Luis Henrique (SC), Roberto Requião (PR) e Eduardo Braga (AM) acreditam que a candidatura de Jobim, também presente ao encontro, representa o entendimento e a modernização do partido. Não compareceram à reunião no Laranjeiras André Puccinelli (MS) e Paulo Hartung (ES), mas Cabral assegurou que falará com Temer em nome dos sete governadores do PMDB.

- Assim que acabar a coletiva vou procurar Michel Temer e propor um encontro aqui no Rio de Janeiro para trocar idéias com ele - disse Cabral a jornalistas.

- Devemos lutar pelo entendimento e pela unidade do partido e temos Nelson Jobim como a solução. Todos têm respeito por Michel Temer, mas vamos buscar o entendimento com ele - completou.

Cabral afirmou ainda que o prazo para esse acordo é exíguo porque o registro das chapas no Diretório Nacional termina no dia 3 de março.

- O PMDB tem a tradição de chapa única no Diretório Nacional... Os governadores acreditam que ainda é possível um entendimento. Vamos esgotar todas as possibilidade - afirmou Cabral.

O apoio do governador do Rio a Jobim e as críticas do magistrado ao seu adversário esquentaram a disputa pelo comando do partido na segunda-feira. Os dois candidatos à presidência da legenda participaram de reuniões separadas com a bancada fluminense .

A Temer será oferecido cargo na Executiva

Segundo o governador do Rio, a idéia dos governadores do PMDB é oferecer a Temer um cargo na Executiva Nacional para que ele possa contribuir no processo de modernização do partido. Os governadores também pretendem chamar outros ex-presidentes da legenda, como Maguito Vilela, Orestes Quércia e Paes de Andrade, para colaborar nesse processo.

- O PMDB tem um papel extraordinário a ser desenvolvido nos próximos anos, na avaliação de projetos e propostas. O PMDB tem que ter opinião sobre reforma tributária, meio-ambiente, pacto federativo e outros assuntos em pauta - defendeu Cabral.

Nelson Jobim reiterou que não trabalha com a hipótese de deixar a disputa pela presidência do partido. - Não há possibilidade de eu ser vice na chapa do Temer. Chegou o momento da mudança - pregou Jobim.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.