Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
petróleo

Governistas vão tentar novo acordo antes de votação sobre royalties

Grupo tentará construir texto de consenso sobre o tema. Votação está marcada para a tarde desta quarta-feira (10)

Líderes governistas na Câmara decidiram nesta terça-feira (9) tentar uma última cartada antes da votação sobre os royalties do petróleo marcada para esta quarta-feira (10). Um grupo de quatro parlamentares vai tentar construir uma proposta que evite a aprovação da emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) que divide os recursos mesmo fora do pré-sal de acordo com os critérios dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM).

O grupo que vai tentar o acordo de última hora é formado pelos lideres do PT, Fernando Ferro (PE), do PTB, Jovair Arantes (GO), do PP, João Pizollati (SC), e do PR, Sandro Mabel (GO). Segundo Ferro, a chamada "emenda Ibsen" não deve ser aprovada como está porque fere contratos como os firmados pela União, estados e municípios produtores de petróleo.

"Vamos buscar até amanhã uma alternativa que atenue a emenda Ibsen e distensione a situação na Casa. Os líderes da base vão fechar a proposta e levar depois a prefeitos e governadores envolvidos na questão", contou Ferro.

Entre as possibilidades a serem discutidas pelo grupo está ceder parte dos recursos da União para os estados e municípios não produtores, refazer toda a distribuição excluindo o critério de fundos de participação proposto na emenda ou fazer com que a alteração só tenha validade para contratos futuros.

Autor da emenda, Ibsen Pinheiro manifestou contrariedade com a proposta de última hora. Ele já avisou que não irá retirar sua emenda. "Não vou ser eu quem vai sugerir mudar minha própria emenda. Ela será mantida".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.