Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Congresso

Governo aceita votar retorno de bingos para acalmar estados

Líder de Lula na Câmara Federal inclui recriação de casas de jogo na pauta para os próximos dias. PEC que dá aumento aos policiais ficaria para 2011

Cândido Vaccarezza: ele nega. Claro. | José Cruz/ABr
Cândido Vaccarezza: ele nega. Claro. (Foto: José Cruz/ABr)

O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), apresentou ontem aos demais líderes partidários da base aliada uma proposta de votações para a semana que inclui o projeto que legaliza os jogos de azar no país. A sugestão era votar, na sessão extraordinária prevista para hoje, a emenda constitucional que prorroga o fundo da pobreza e depois os bingos. "Fiz uma proposta para apaziguar todo mundo e votar tudo", disse Vaccarezza.Com isso, a votação da PEC 300, que cria um piso de salário nacional para os policiais, ficaria para o ano que vem. A ideia é criar uma comissão suprapartidária para debater o assunto junto com outros temas relacionados à segurança. Vários governadores solicitaram ao governo que não aprove a PEC, que traria aumento considerável de gastos para os estados. A proposta de revisão do Código Florestal, que também não é de interesse do governo, ficaria igualmente para o ano que vem.

A proposta de Vaccarezza foi apresentada para convencer líderes de partidos menores, como PDT e PTB, que defendem a legalização dos jogos de azar no país. E, ao mesmo tempo, agradar os governadores, que brigam pelo orçamento da Lei Kandir e do fundo da pobreza.

A proposta de recriação dos bingos seria uma das alternativas possíveis ao ressurgimento da CPMF. Parte do dinheiro arrecadado com o jogo seria destinada à saúde. A ideia é polêmica, porém, devido às denúncias de desvios cometidos quando os bingos eram legalizados no país, como casos de lavagem de dinheiro.

O projeto que será votado traz algumas medidas que tentam evitar a ocorrência desses crimes. E também tem previsão de proibir que entrem nas casas pessoas que forem comprovadamente viciadas em jogos.

Em reunião na manhã de ontem, todos os líderes partidários concordaram com a pauta sugerida por Vaccarezza. Na oposição, porém, havia reistência. DEM é contra a votação do projeto dos bingos.

Alguns deputados insatisfeitos com a ideia, no entanto, já afirmam que pretendem obstruir as votações. É o caso do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), ex-ministro das Comunicações no governo Lula.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.