Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
união

Governo expulsou 550 funcionários em 2014

O ano de 2014 registrou 550 expulsões de agentes públicos federais, recorde dentro da série elaborada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que traz dados desde 2003. O balanço aponta no ano passado foram demitidos 5.126 servidores públicos por envolvimento em ilícitos

A conta leva em consideração casos de envolvimento em atividades contrárias à Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

O balanço da CGU aponta que, no ano passado, foram registradas 423 demissões de servidores efetivos; 58 destituições de ocupantes de cargos em comissão e 69 cassações de aposentadorias. As penalidades foram aplicadas pelos órgãos da administração pública federal. Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, como Caixa Econômica, Correios e Petrobras. Os dados desse mais recente levantamento estão disponíveis para consulta na internet.

Segundo a CGU, o principal motivo das expulsões foi a comprovação da prática de atos relacionados à corrupção, com 365 das penalidades aplicadas no ano passado, ou 66% do total. Abandono de cargo, falta de assiduidade ao trabalho ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida, com 126 dos casos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.