Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Governo inaugura centrífugas para enriquecimento de urânio em Resende

Uma solenidade nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no distrito de Engenheiro Passos, em Resende, marcou, esta sexta-feira, o início da produção de urânio enriquecido no Brasil. Uma tecnologia dominada por poucos países.O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, inaugurou nesta sexta-feira, as duas primeiras unidades de centrífugas para enriquecimento de urânio. Agora, o Brasil domina mais uma etapa da produção de combustível nuclear.

Na fábrica, em Resende, o urânio enriquecido é transformado em pastilhas que alimentam os reatores das usinas Angra 1 e 2. As centrífugas, que já estão em funcionamento, têm a capacidade de produzir 2% da necessidade de urânio das usinas Angra 1 e 2.

De acordo com o Ministério das Minas e Energia (MME), a auto-suficiência será atingida no ano de 2015, com a ampliação da fábrica de Rezende A previsão do governo é que, até lá, a usina de Angra 3 já esteja em operação. O projeto do início das obras da nova usina já foi encaminhado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.