• Carregando...

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, anunciou no início da tarde desta terça-feira que o governo federal editou uma medida provisória abrindo um crédito extraordinário de R$ 30 milhões para a ajuda às 32 mil famílias atingidas pela seca na Amazônia. O dinheiro, no entanto, só será usado caso a situação se agrave. Em entrevista coletiva, Ciro fez um balanço do plano de emergência deflagrado há uma semana pelo governo federal e disse que já foram distribuídas mais de 10 mil cestas básicas e que outras 90 mil já foram adquiridas em parceria com o governo do Amazonas para serem entregues nos próximos dias.

O ministro afirmou que viajará nesta terça-feira à noite para Manaus, de onde seguirá para municípios atingidos para checar pessoalmente se a ajuda está chegando às vítimas da seca. Os destinos de Ciro Gomes não serão divulgados.

Segundo o ministro, 150 kits de remédios estão seguindo nesta terça para as áreas atingidas pelas secas. Cada um deles tem capacidade para atender a três mil pessoas. Com 914 áreas isoladas pelo nível baixo dos rios, a ajuda é levada por 14 helicópteros e quatro aviões cedidos pelas Forças Armadas. Até agora, segundo ele, foram gastos cerca de R$ 5 milhões.

O ministro disse que a hipótese mais provável para o agravamento da seca é o aquecimento das águas do Atlântico Norte em dois graus. O fenômeno também é apontado como responsável pela temporada de furacões na América do Norte, entre eles o Katrina, que devastou a cidade americana de Nova Orleans.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]