Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte

Greve paralisa metrô de Belo Horizonte

Para atender parcialmente a população, os trens funcionam no período da manhã. Categoria reivindica aumento de 30% nos salários

Os funcionários do metrô de Belo Horizonte entraram em greve nesta quarta-feira (13) por tempo indeterminado. A principal reivindicação da categoria é um aumento de 30% nos salários, porém a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô na cidade, oferece 5,4%.

Para atender parcialmente a população, os trens estão funcionando em escala mínima, apenas no período da manhã, entre 5h30 e 10h30. Aos sábados, as viagens podem ser feitas entre 5h30 e 9h. Nos domingos e feriados, o metrô permanecerá parado.

A CBTU considera a greve inadequada, pois começou antes do término das negociações de salário. De acordo com a assessoria de imprensa, a empresa vai entrar com um dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para tentar um acordo ou conseguir uma determinação do juiz para o encerramento da greve.

Segundo o Sindicato dos Metroviários (SindiMetro), a greve foi anunciada na semana passada. A categoria deve realizar uma nova reunião nesta tarde.

Ônibus

Para fornecer opções de transporte à população, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), responsável pelos ônibus da capital, aumentou a frota de algumas linhas e reduziu o tempo de intervalo entre os ônibus. O reforço deve permanecer até o final da greve.

Para atender a população de Contagem, na região metropolitana, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) também está planejando modificações para o final da tarde, mas ainda não foram definidas.

Prejuízos

Segundo a assessoria de imprensa da CBTU em Belo Horizonte, cerca de 90 mil usuários deixam de ser atendidos por causa da greve, o que acarreta em um prejuízo de R$ 108 mil por dia. Atualmente, apenas 54 mil pessoas estão conseguindo utilizar os trens no período da manhã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.