• Carregando...

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) anunciou nesta segunda-feira (7) pelo Twitter sua desistência da candidatura ao governo de Minas Gerais. Pimentel diz que será candidato ao Senado e que Hélio Costa (PMDB-MG) disputará o governo de Minas em uma aliança entre os dois partidos. O anúncio oficial será feito em Brasília ainda nesta tarde em uma reunião da cúpula dos dois partidos.

O ex-prefeito de Belo Horizonte e o ex-ministro das Comunicações disputavam a indicação da aliança para concorrer ao governo do estado. Pimentel agradeceu o apoio e antecipou a decisão. "Amigos, agradeço a todos q me apoiaram na pré-campanha. Vamos anunciar a chapa Helio governador, Pimentel senador. E Dilma presidente!", postou no serviço de microblog.

Ainda no Twitter, ele justificou a desistência como uma forma de ajudar a aliança nacional. "Prevalece o acordo nacional PMDB-PT. Agora é unidade na campanha e energia pra ganhar em Minas e no Brasil. Vamos em frente!."

Antes, também pelo Twitter, o ex-ministro das Comunicações já dava a entender que ele tefia vencico a disputa interna pela indicação. "Reunião de Temer e Zé Dutra com Dilma discutiu aliança PT/PMDB em vários estados, especialmente MG. Caminho da aliança é também o da vitória", postou Costa.

Em seu posto anterior – e sem citar quem foi o indicado para concorrer à sucessão de Aécio Neves (PSDB) –, Hélio Costa dizia que o resultado do acordo seria anunciado no gabinete do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), indicado para ser o vice de Dilma Rousseff (PT). "Reunião com pres Zé Dutra/PT um sucesso.Chapa base aliada MG será anunciada às 17h na sala do pres do PMDB, Temer, na Câmara.Viva a Aliança."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o principal defensor de um palanque único em Minas e por isso já havia declarado que esperava por um acordo entre o PT e o PMDB no estado. Pimentel, no entanto, insistia na candidatura. "Eu continuo trabalhando com a ideia de que a melhor chapa é formada por nós, do PT, para governador e pelo PMDB para o Senado, mas isso, é lógico, depende de um entendimento da base", chegou a declarar o ex-prefeito de Belo Horiozonte, no dia 3 de maio.

Pimentel chegou a disputar prévias internas no PT contra o ex-ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) para ver quem seria o indicado do partido para concorrer ao governo. Pimentel obteve 16.340 votos, 52% dos quase 31,4 mil filiados do PT em Minas. Patrus Ananias obteve 15.093 votos (48% do total).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]