
Após anunciar a intenção de construir o novo Centro Administrativo de Curitiba, no lugar onde hoje fica o Horto Municipal, a prefeitura de Curitiba tem evitado dar mais detalhes sobre o assunto. Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, só serão apresentados mais detalhes sobre a construção do complexo depois que for apresentado o projeto, que está sendo elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A previsão é de que Niemeyer entregue um esboço do novo espaço no fim da próxima semana.
O projeto será doado à Associação Comercial do Paraná (ACP), que o repassará à prefeitura de Curitiba. A ideia é que isso ocorra no dia 29 de março, data do aniversário da capital paranaense. No fim de janeiro, o presidente da ACP, Edson Ramon, e a secretária de Urbanismo, Sueli Hass, e a da Administração de Curitiba, Dinorah Nogara, estiveram no escritório de Niemeyer, no Rio de Janeiro, para solicitar que o arquiteto desenhasse o novo espaço.
Por enquanto, a prefeitura não informa quanto pretende gastar com a obra, nem se ela será iniciada já neste ano. Dentro do Orçamento de Curitiba para 2012, não há previsão orçamentária específica para a obra do complexo administrativo. Até agora, a única informação é de que o centro deverá ser construído onde atualmente está localizado o Horto Municipal, no Guabirotuba, próximo à Linha Verde. A ideia é de que o complexo ocupe 50% do terreno de cerca de 100 mil metros quadrados. O Horto Municipal será transferido para uma área no bairro Barreirinha.
O novo prédio deverá receber parte dos funcionários que hoje atuam na sede da prefeitura, no Centro Cívico, embora os servidores que façam atendimento ao público devam permanecer neste local. Os detalhes da ocupação do novo espaço também não foram anunciados até o momento.
Segundo a ACP, nos próximos dias, um representante do escritório de Niemeyer apresentará o esboço do projeto. Esse mesmo representante deverá aproveitar a viagem a Curitiba para conhecer melhor o terreno onde o novo prédio será instalado.



