Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Máfia dos vampiros

Humberto Costa autoriza quebra de sigilo bancário para provar inocência

Indiciado em inquérito na Polícia Federal junto com outras 40 pessoas por crime de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitação, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa autorizou nesta sexta-feira a quebra de seu sigilo bancário, fiscal e telefônico. Ele disse que a iniciativa é para mostrar sua inocência no inquérito que investiga a máfia dos vampiros, quadrilha que superfaturava e fraudava licitações no ramo de hemoderivados distribuídos à rede pública pelo Ministério da Saúde.

Humberto Costa disse foi autor da denúncia e por isso acho estranho ter passado à condição de acusador a acusado.

A Máfia do Sangue, como foi batizada a quadrilha, começou a ser investigada pela PF em março de 2003. De acordo com a polícia, as irregularidades se arrastam desde o início dos anos 90.

Segundo o Ministério Público, servidores da Saúde cooptados pela quadrilha eram designados para assumir postos estratégicos e facilitavam fraudes nas concorrências em troca de propina. As negociatas eram intermediadas por lobistas ligados a políticos. Na Operação Vampiro, deflagrada para desarticular o grupo, 17 pessoas chegaram a ser presas, e 25 servidores do Ministério da Saúde foram afastados ou exonerados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.