Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Convocação

Ideli vai à Câmara tentar explicar o caso das lanchas

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados marcou para o dia 23, às 10 horas, o depoimento da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para explicar a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na época em que ela comandava a pasta. A ida de Ideli foi acertada entre a ministra e o presidente da comissão, deputado Edmar Arruda (PSC-PR).

A convocação de Ideli (por 8 votos a 7), contou com apoio de deputados da base aliada, insatisfeitos com a demora na liberação de verbas de emendas de parlamentares.

O caso do contrato de compra das 28 lanchas-patrulha foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. As lanchas foram encomendadas por R$ 31 milhões pelo Ministério da Pesca em 2009, e parte da conta – R$ 5,2 milhões – foi paga na gestão de Ideli, que chefiou a pasta entre janeiro e junho de 2011.

O Tribunal de Contas da União (TCU) questiona o contrato, pois fiscalizar a pesca ilegal não está entre as atribuições da pasta. O caso também ganhou destaque porque o dono da empresa que vendeu as lanchas afirmou que foi procurado pelo PT para contribuir na campanha de Ideli ao governo de Santa Catarina, em 2010.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.