Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça eleitoral

Impugnação de Belinati não altera campanha

Adversários declaram que a decisão do TRE não terá impacto na eleição e acreditam em absolvição do ex-prefeito de Londrina

Mesmo impugnado, Belinati continua fazendo campanha normalmente | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Mesmo impugnado, Belinati continua fazendo campanha normalmente (Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina)

A impugnação de Antonio Belinati (PP) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não muda nada na campanha para a prefeitura de Londrina em curso e nem a estratégia de nenhum candidato que está na disputa. E mais: a maioria dos concorrentes avalia que o ex-prefeito vai conseguir reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outro ponto no qual há praticamente um consenso é que, em caso de o ex-prefeito reverter a decisão no TSE, ele pode se "vitimizar" e usar isso a seu favor. "Seria melhor se não fosse impugnado. É importante que ele permaneça para ser derrotado no segundo turno no voto, senão ele volta como vítima", declarou Vilson Machado (PSol), que tem no ex-prefeito seu alvo preferencial durante os debates.

"Na minha opinião isso causa uma enorme confusão na campanha", disse Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que não pretende mudar sua estratégia. Para Luiz Carlos Hauly (PSDB), a impugnação de Belinati "não muda nada", tanto na campanha quanto na sua estratégia. "Os adversários são parecidos, diferentemente de nossa proposta", declarou o tucano.

Barbosa Neto (PDT) é outro que não pretende fazer mudanças na sua estratégia em decorrência da impugnação. "Não tem por que mudar, não tenho que me preocupar com os outros candidatos", explicou. Ele afirmou que sua estratégia independe da manutenção de Belinati na disputa. Para André Vargas (PT), "esse é um assunto da Justiça". "Depois que o TSE julgar é que vamos saber o impacto", declarou o petista.

Outro ponto comum entre os candidatos é a expectativa de que o ex-prefeito conseguirá reverter a situação no TSE. "Eu não acredito que isso (impugnação) vá prosperar", declarou Marcelo Urbaneja (PTdoB). Ele disse que essa variável – manutenção ou não de Belinati na campanha – não é levada em conta na sua campanha. "Não estou preocupado com essa questão", completou.

Amadeu Felipe (PCB) é outro que diz acreditar que a situação de Belinati será revertida no TSE, já que ele ainda não tem condenação com trânsito em julgado. Ele avalia que o TSE deve ter entendimento semelhante ao do Supremo Tribunal Federal (STF). Sobre o impacto do fato na campanha, Felipe avalia que o deputado pode se beneficiar com o episódio: "Acho que até pode favorecer a ele, porque, você sabe, nossa população reage muito à questão de vítima e ele pode aparecer como vitima", declarou.

Para Marcos Colli (PV), a impugnação impacta mais para o próprio Belinati, do que na campanha. "Inevitavelmente reacende o assunto (denúncias contra o ex-prefeito) para as pessoas. Traz um prejuízo, pelo menos de aparência", avaliou.

Defesa

O advogado Eduardo Franco, que defende Belinati, entrou ontem com o recurso junto ao TRE, na tentativa de reverter a impugnação da candidatura do deputado. O julgamento será feito pelo TSE. A candidatura foi impugnada com base na reprovação da prestação de contas de um convênio feito entre a prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em 1999, no valor de R$ 150 mil (valores da época) para a readequação de estradas rurais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.