O deputado Luiz Nishimori, em discurso na tribuna da Assembléia, disse que a empresa Trip não teria pago taxas aeroportuárias e o desligamento das luzes de balizamento do aeroporto seria uma punição pela inadimplência. Ele ainda disse que, em um vôo da Trip no qual estava, o avião teve que sobrevoar Maringá por quase 50 minutos antes de conseguir pousar. E só conseguiu fazer o pouso aproveitando uma "janela" de iluminação da pista destinada a um avião da TAM.
Alvo O deputado estadual e líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), pode ser alvo do governador Roberto Requião (PMDB) na reunião do secretariado de hoje. É que Rossoni transferiu uma de suas empresas, uma madeireira, para Santa Catarina. Alegou que os incentivos fiscais dados pelo estado vizinho são mais vantajosos e que, assim como ele, outros empresários estão se transferindo para Santa Catarina. No meio político, há os que acreditam que Requião dirá que Rossoni não privilegia o estado do qual faz parte e pelo qual foi eleito.
Estradas A Assembléia Legislativa vai votar em regime de urgência um projeto de lei do governo autoriza o governo a transferir R$ 25 milhões do Detran ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O governo pretende usar os recursos na recuperação e manutenção das estradas estaduais e na execução de bacias de contenção no Contorno Norte de Curitiba (PR-418).
Cercado O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi cercado ontem por vereadores durante evento na Câmara Municipal onde foi homenageado por ter sido escolhido o melhor prefeito do país. Pelo menos seis deles queriam autorização e apoio para ingressar no partido. O problema é que os vereadores tucanos não querem mais ninguém na legenda. Estão querendo entrar no PSDB Luiz Felipe Braga Côrtes (ex-PMDB), Jair Cézar (PTB), Mestre Déa (ex-PP), Gílson de Freitas (ex-PR), Beto Moraes (PR) e Valdemir Soares (PR).
Divisão Três dos seis vereadores de Curitiba que querem ingressar no PSDB, no entanto, devem ir para o PSB, do vice-prefeito Luciano Ducci. Dessa forma, além de estarem próximo a Beto Richa, ainda dariam força para que Ducci permanecesse como vice na chapa para a disputa da reeleição no ano que vem.
Filiado Já o secretário do Trabalho de Curitiba, Manassés de Oliveira (sem partido), que é vereador licenciado, filia-se amanhã no PRTB. Além de filiar-se ao partido, Manassés já assume a direção municipal da legenda. E leva junto pelo menos outras 50 pessoas, que também vão aderir ao PRTB para participar das eleições municipais de 2008.
Cano A bancada petista da Câmara Municipal de Curitiba ontem deu o "cano" em dois secretários municipais. Atendendo à solicitação da bancada PT, os secretários municipais do Planejamento, Antônio Poloni, do Governo Municipal, Rui Hara, e o diretor-presidente da Curitiba S.A., Juraci Barbosa Sobrinho, estiveram na Câmara para reunião sobre a criação da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A. Passada meia hora do combinado, nenhum petista apareceu e a reunião foi suspensa.
Faturando O governo do estado ontem aproveitou para faturar com uma obra inaugurada pela prefeitura. No caso, a nova sede da Unidade Municipal de Saúde Iracema, no Capão da Imbuia. Enquanto o site da prefeitura exibia a manchete "Beto Richa inaugura no Capão da Imbuia 40.º equipamento de saúde desde 2005", a agência estadual informava que "Nova unidade de saúde em Curitiba recebe recursos do governo do estado". Em tempo: a reportagem da prefeitura informava que a obra tinha sido feita em parceria com o governo.
Despedida O ex-secretário de estado, Renato Adur, oficializou ontem sua saída da presidência do diretório estadual do PMDB com uma carta dirigida aos membros da executiva. "Deixo a presidência mas continuo ao lado dos companheiros do PMDB", disse Adur, que permanece como membro do Diretório.
***
"Isso é um crime. Pode morrer muita gente."
Luiz Nishimori (PSDB), deputado estadual, alertando o Ministério da Defesa que o Aeroporto de Maringá estaria desligando as luzes para pousos da empresa de aviação Trip.
***
Pinga-Fogo
A prefeitura de Curitiba presta contas hoje na Câmara de Curitiba, em audiência pública, do primeiro quadrimestre do ano. As discussões, abertas à comunidade, terão início às 14 horas.
*** O balanço orçamentário, que envolve as metas fiscais estabelecidas para o período, será detalhado pelo secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.
*** Pela manhã, a prefeitura apresenta, no Memorial de Curitiba, a proposta de lei orçamentária municipal para 2008.
*** Quem deve abrir a audiência é o vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci.
*** Segundo a prefeitura, a proposta já leva em conta as prioridades apontadas pela população nas consultas públicas promovidas pelo município nas diferentes regiões da cidade.



