Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Indicado ao STJ, desembargador paranaense será sabatinado nesta quarta

Sabatina acontece em comissão do Senado. Se sua indicação for aprovada, ela irá depois para apreciação dos senadores

O paranaense Néfi Cordeiro foi indicado ao STJ | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
O paranaense Néfi Cordeiro foi indicado ao STJ (Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo)

O desembargador paranaense Néfi Cordeiro será sabatinado na manhã desta quarta-feira (12) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para integrar o quadro de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado teve o nome incluído por três vezes nas listas tríplices, mas só agora foi indicado.

Depois da sabatina, a comissão vota se aprova ou não a indicação. Caso seja aprovada, a decisão será votada em plenário pelos senadores. Esta é a última etapa antes da nomeação para o cargo de ministro.

Cordeiro atua no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4) em Porto Alegre. Na época de sua indicação, o desembargador disse que, como ministro, iria trabalhar para representar bem o Paraná.

História

Natural de Curitiba, Néfi Cordeiro tem 50 anos e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Também é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado em Direito das Relações Sociais pela mesma universidade. Antes de ingressar na magistratura, Néfi Cordeiro atuou no Ministério Público. Ele está no TRF-4 desde 2002.

Paraná no STJ

Atualmente, dois desembargadores representam o Paraná no STJ. Um deles é o próprio presidente do Tribunal, Félix Fischer. Nascido na Alemanha, naturalizado brasileiro e "paranaense de coração", Fischer atuou por 23 anos no Ministério Público do Paraná e está no STJ desde 1988. Eleito em 2012, o ministro Sérgio Luiz Kukina, de 52 anos, assumiu a vaga no lugar do ministro Hamilton Carvalhido.O STJ é composto por 33 ministros. Um terço deles é de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais e alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.