Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
internet

Inquérito na PF irá investigar autores de ataque contra site da Presidência

Polícia verificará que medidas podem ser feitas contra culpados, diz Serpro. No domingo (2), site oficial da Presidência ficou "desestabilizado"

A assessoria de imprensa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou nesta terça-feira (4) que um inquérito será instaurado na Polícia Federal para verificar se é possível identificar os responsáveis pelo ataque contra o site oficial da Presidência da República no domingo (2) e quais medidas podem ser tomadas contra eles.

"Em toda tentativa de bloqueio na segurança da Presidência, é padrão do órgão e da Polícia Federal investigar quem são os responsáveis", explica Carlos Marcos Torres, gerente da assessoria de imprensa do Serpro.

O departamento de comunicação da Polícia Federal confirmou que o órgão está recebendo os documentos do Serpro referentes à segurança do site da Presidência e que, assim que o recebimento for concluído e formalizado, o inquérito será aberto.

Segundo Torres, o Serpro já criou uma estratégia de bloqueio ao ataque de "negação de serviço" utilizado pelo grupo e que o órgão já tomou medidas para prevenir que esse tipo de ofensiva aconteça no futuro.

Na segunda-feira, o Serpro confirmou, após análise técnica, que o site da Presidência sofreu ação de hackers na tarde de domingo (2).

"O Serviço Federal de Processamento de Dados confirma que no domingo, dia 2 de janeiro de 2011, houve uma sobrecarga de acessos provocada intencionalmente nos sites presidência.gov e brasil.gov, que tornou os endereços instáveis por algumas horas", diz nota divulgada pelo Serpro. Quem tentou acessar os sites no domingo teve dificuldades para abrir a página por causa da lentidão de download.

Na nota divulgada, o Serpro destacou que "todos os dados protegidos do governo brasileiro mantiveram-se seguros, sem qualquer invasão ou dano dos sites ou das suas bases de dados". A equipe técnica do órgão "estabilizou" o site às 21h30 de domingo. De acordo com o Serpro, o site da Presidência tem capacidade para suportar até 4,5 mil acessos simultâneos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.