• Carregando...
Ex-presidente Lula participou de evento da CUT nesta quinta-feira (26). | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ex-presidente Lula participou de evento da CUT nesta quinta-feira (26).| Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O Instituto Lula negou, por intermédio de sua assessoria, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha usado a expressão “coisa de imbecil” para se referir ao comportamento de Delcídio Amaral , preso nesta quarta (25) sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato . A informação, porém, foi confirmada por dois participantes do almoço com Lula.

A interlocutores, o ex-presidente reconheceu que a prisão de Delcídio desestabiliza o governo e leva a crise para o Palácio do Planalto. Dizendo que Delcídio fez uma “coisa de imbecil”, Lula lamentou que a detenção do líder do governo no Senado tenha ocorrido num momento em que considerava praticamente debelado o movimento pelo impeachment da presidente Dilma.

Investigada na Lava Jato, Gleisi diz que não votou pela absolvição de Delcídio, mas para que a regra fosse cumprida

Leia a matéria completa

A avaliação foi feita durante almoço na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo. Segundo participantes, Lula se disse perplexo com a “burrada” de um homem tão sofisticado. Ele afirmou que cada um deve se responsabilizar pelos seus atos, sem que o governo seja contaminado.

O presidente do PT, Rui Falcão, presente no mesmo evento, afirmou que há diferença entre o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto e o senador Delcídio Amaral (PT-MS), ambos presos no âmbito da Operação Lava Jato.

Questionado por que não manifestou ao senador, preso nesta quarta (25) acusado de atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras, a mesma solidariedade dedicada a Vaccari, Rui afirmou: “Existe uma diferença clara entre atividade partidária e não partidária”.

Após a prisão de Delcídio, o presidente do PT emitiu nota para dizer que o partido “não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade” a ele.

Segundo Falcão, que se diz “perplexo” com os fatos que levaram o Supremo Tribunal Federal a ordenar a prisão do senador, as tratativas atribuídas a Delcídio “não têm qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado”. Na avaliação do PT, Vaccari agiu em nome do partido. Delcídio, não.

Veja abaixo a íntegra da nota:

São completamente falsas as declarações atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o senador Delcidio do Amaral publicadas nesta quinta-feira (26) pela Folha de S.Paulo. Mais uma vez, com base em supostas fontes anônimas, este jornal atribui ao ex-presidente frases que nunca foram ditas por ele.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]