Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão pública

Interior dá exemplo de transparência

Cidades pequenas exigem que secretários batam cartão e divulgam gastos em outdoors e na internet

Duas prefeituras de pequenas cidades do interior do Paraná estão dando lição às demais administrações públicas sobre como tornar a gestão mais transparente e com maior participação popular, mesmo sem ter muitos recursos. Os prefeitos desses municípios – Ubiratã e Nova Santa Bárbara – resolveram divulgar em outdoors espalhados pela cidade e na internet os gastos do municípios e as licitações para que a população possa controlar melhor a gestão pública.

Em Ubiratã, no Centro-Oeste do estado, município com 19,9 mil habitantes, desde o início do mês o balancete com receitas e gastos das secretarias começou a ser divulgado em um outdoor instalado na Avenida Nilza de Oliveira Pipino, a principal rua da cidade. A intenção do prefeito Fábio D’Alécio (PPS) é aumentar número de outdoors nos próximos meses. "Se a população aprovar a idéia, eles serão colocados nos bairros", diz.

As contas do município já eram divulgadas por meio do jornal oficial, em rádios, emissoras de televisão e em reuniões nos bairros. "Esses meios de comunicação atingiam apenas um público específico. O outdoor, além de ser um veículo de comunicação barato, é um meio ao qual todos têm acesso", explica o prefeito. Segundo ele, os dados da movimentação financeira expostos no painel fogem da linguagem técnica. "É um balancete simples, de fácil entendimento pela população."

O espaço para a instalação do outdoor foi cedido para a prefeitura, mas o município vai ter um gasto mensal de R$ 200 para a impressão dos dados afixados no painel. "É uma forma barata de tornar transparente a movimentação financeira da prefeitura", diz o prefeito.

Em Nova Santa Bárbara, pequena cidade com 3,8 mil habitantes, a 65 quilômetros de Londrina, o prefeito Júlio Aparecido Bitencourt (PP) tomou duas atitudes para melhorar a transparência da administração. Em agosto, a prefeitura instalou cartão-ponto no prédio da administração para que todos os funcionários, inclusive os que têm cargo de comissão (de indicação política), batam ponto. Até mesmo os secretários municipais têm de bater o cartão.

"Existe uma cultura de que o cargo de comissão goza de privilégios. Isso é errado e rompemos com essa idéia. Creio que todos são iguais, devem trabalhar igual. E quem tem cargo de comissão deve trabalhar mais, além das 8 horas. Deve estar à disposição o tempo todo porque foi escolhido pelo prefeito para desempenhar uma função", diz o prefeito. A administração da prefeitura tem 18 cargos em comissão, nenhum ocupado por parente do prefeito.

Bitencourt, que é prefeito de Nova Santa Bárbara pela terceira vez, também resolveu publicar na internet suas declarações do Imposto de Renda dos últimos dez anos para mostrar aos cidadãos que o patrimônio dele não vem crescendo de forma incompatível com a renda.

Outra inovação foi a publicação, no site da prefeitura, de todos os processos licitatórios. O cidadão pode acompanhar cada procedimento, desde a publicação do edital até o fim do processo pelo site www.nsb.pr.gov.br.

Outro município, não tão pequeno, que se destaca no controle dos gastos é Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A cidade foi a primeira do Paraná a ter um setor dedicado ao controle interno. Em janeiro de 2001 foi criada a controladoria interna, que fazia parte da Secretaria de Finanças. No início deste ano, foi criada a Controladoria Geral do Município, que tem autonomia administrativa para fiscalizar todos os gastos da gestão municipal. O controlador fiscaliza a utilização do dinheiro do município e, caso encontre algum problema, pode emitir um alerta ao funcionário responsável e abrir um procedimento administrativo de investigação. A Controladoria tem a função de evitar desperdício, abusos, erros, fraudes e irregularidades.

Apesar da iniciativa positiva, a prefeitura não soube informar, até o fechamento desta edição, os resultados até agora obtidos pela controladoria, tais como economia de gastos ou processos abertos em função de fiscalização.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.