• Carregando...

Mesmo internado, José Alencar continua nesta sexta-feira (10) como presidente da República em exercício. Ele substitui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem pela Europa.

Alencar exerce o cargo porque ele não se declarou impedido para a função e nem os médicos o fizeram.

O artigo 80 da Constituição prevê que "em caso de impedimento do presidente e do vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

O vice-presidente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido na quinta (9) a uma cirurgia de desobstrução de alça do intestino delgado.

A expectativa é de que Alencar fique na UTI até sábado (11) para se recuperar da cirurgia.

Após o procedimento, o cirurgião Raul Cutait, que operou o vice-presidente, disse que "ele se comportou quase como um adolescente". "Ele [Alencar] se comportou muito bem, não sangrou, não caiu a pressão. Ele se comportou quase como um adolescente", afirmou.Cirurgia

A cirurgia de Alencar durou cerca de seis horas - começou por volta das 13h10 e terminou às 19h.

Durante a intervenção em Alencar foi encontrada mais de uma obstrução, segundo o oncologista Paulo Hoff, que chefia a equipe que assiste Alencar.

Hoff disse que a demora da cirurgia ocorreu pelo alto número de tumores – 18 – e pelo número de cirurgias a que Alencar já se submeteu, que dificultaram o acesso no abdome.

O oncologista falou que todas as informações colhidas na cirurgia serão enviadas à equipe que atende Alencar nos Estados Unidos.

Boletim médico

Na noite de quinta, após a entrevista dos médicos de José Alencar, o hospital Sírio Libanês divulgou novo boletim sobre o estado de saúde do vice-presidente.

Em comunicado, assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Riad Younes, o hospital informa que "José Alencar submeteu-se hoje (09/07), no Hospital Sírio-Libanês, a cirurgia para tratamento de obstrução intestinal, decorrente de nódulos tumorais, tendo tolerado bem o procedimento".

Internações

A nova série de internações começou na sexta-feira quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo e passou o fim de semana internado no Hospital Sírio Libanês, de onde teve alta na segunda-feira.

Na quarta-feira à tarde, Alencar retornou ao hospital Sírio Libanês sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas como não houve melhora a indicação foi uma intervenção cirúrgica. O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdomen.

José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]