Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembléia

Investigação da propaganda no governo Requião acaba em pizza e em bate-boca

Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar (Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo)

Depois de 60 dias sem analisar nenhum documento ou colher depoimentos, a comissão especial de investigação (CEI) da Assembléia criada para investigar os gastos com publicidade do governo Requião nos anos de 2005 e 2006 terminou em pizza e bate-boca.

O deputado Marcelo Rangel (PPS) acusou o presidente da comissão, Dobrandino da Silva (PMDB), de ser o responsável pelo desfecho inócuo dos trabalhos. "Entregaram o galinheiro para a raposa cuidar", disse Rangel. Dobrandino afirmou que estava disposto a prorrogar a comissão, mas desistiu diante do "destempero" de Rangel, que "só quer aparecer".

O resultado era previsível porque, em dois meses, a comissão fez apenas duas reuniões para decidir que só começaria a investigação depois que o secretário de Comunicação, Aírton Pisseti, enviasse documentos sobre os gastos em publicidade.

O convite para Pisseti prestar esclarecimentos à comissão também foi descartado porque os integrantes queriam antes ter acesso ao material.

Autor das denúncias contra o secretário de Comunicação, Marcelo Rangel acusa Pisseti de liberar recursos para veículos de comunicação no valor de R$ 14 milhões sem a emissão de autorização da secretaria e sem nota fiscal, "numa verdadeira farra com o dinheiro público". O deputado disse que Pisseti fugiu da Assembléia e desrespeitou os deputados ao não prestar as informações. "E agora vão entregar um vergonhoso relatório em branco que não vou assinar porque é obscuro e imoral."

A resposta dos governistas foi imediata. O presidente da CEI, Dobrandino da Silva, disse que recebeu ontem um "calhamaço" de documentos do governo e tinha a intenção de analisar os papéis. Mas, só por causa da reação de Rangel, decidiu devolver tudo para a Casa Civil e encerrar a comissão.

O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), apoiou a iniciativa e acusou Rangel de ser pautado pela mídia. "Vossa excelência não tem o menor interesse em discutir nada, a não ser procurar holofote e conceder entrevista à imprensa. O senhor quer é aparecer porque quer disputar a prefeitura de Ponta Grossa."

Para a oposição, a Assembléia saiu desgastada com a falta de conclusões da comissão especial e o governo continua sem esclarecer as denúncias. "Essa situação fere de morte a Assembléia. A comissão não chegou a nada. Não é possível que um secretário se negue a prestar esclarecimentos para os deputados", disse Augustinho Zucchi (PDT). "Tudo isso comprova que estão escondendo algo na Secretaria de Comunicação", disse Douglas Fabrício (PPS).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.