Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Senado

Jader Barbalho assume mandato de senador em meio a recesso

Ele tinha sido impedido de assumir por causa da Lei da Ficha Limpa. Em março deste ano, STF entendeu que a lei não valia para as eleições do ano passado

Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa, assumiu na tarde desta quarta-feira (28) o mandato de senador, em pleno recesso do Senado. Ele foi empossado pela presidente em exercício do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), substituindo Marinor Brito (PSOL-PA).

Após conseguir decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) no último dia 17. Nesta quarta, ele apresentou ao Senado documento mostrando que obteve 1.799.762 votos ano passado, o suficiente para se eleger senador.

Em 2010, Jader ficou em segundo lugar no Pará (cada estado elegeu dois senadores na eleição passada), mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Como o terceiro colocado, Paulo Rocha (PT-PA), foi barrado pela mesma lei, assumiu o mandato a quarta colocada, Marinor Brito.

Em março de 2011, o STF decidiu que a lei não valeria para as eleições do ano passado, abrindo caminho para a posse de Jader. Após uma série de recursos, ele finalmente conseguiu uma decisão favorável do Supremo em dezembro. Marinor chegou a apresentar dois recursos ao STF, mas ambos foram negados, um deles na última terça-feira (27).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.