Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

JK inspira tucano

Gisele Bündchen | Jason Szenes / EFE
Gisele Bündchen (Foto: Jason Szenes / EFE)
Veja onde fica Acrelândia no Acre |

1 de 1

Veja onde fica Acrelândia no Acre

Em visita a Diamantina (MG), terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem que se for eleito vai se inspirar no mineiro e aproveitou para fazer críticas indiretas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tratando JK como uma "referência entre os grandes estadistas brasileiros", Serra comparou a conduta do ex-presidente à do atual ocupante do Palácio do Planalto. "As pessoas podem julgar. Eu nunca vi o Juscelino numa campanha atacando pessoalmente adversários. Esse era um exemplo de conduta boa de um presidente da República", afirmou, ao ser perguntado sobre o fato de Lula citar frequentemente Juscelino em seus discursos. "Não vou fazer um juízo sobre o devido ou as devidas citações do Lula."

* * * * *

Em alta - Marina Silva

A candidata do PV vem subindo nas pesquisas de intenção de votos, na esteira dos ataques entre os dois primeiros colocados na corrida presidencial. Ontem, ela fez uma visita rápida em Curitiba, onde aparece bem nos levantamentos.

Em baixa - STF

A indefinição do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano pode criar transtornos jurídicos e fazer com que candidatos pegos pela legislação sejam eleitos e depois cassados.

* * * * *

R$ 790 mil

O Instituto Casa da Gente, ONG fundada pelo candidato ao Senado por São Paulo Netinho de Paula (PCdoB), é cobrado a ressarcir cerca de R$ 790 mil aos cofres públicos por inadimplência em convênios firmados com o governo federal, a partir de 2003. O dinheiro foi liberado após parcerias feitas por Netinho com o Ministério do Esporte, dirigido pelo PCdoB, e o Ministério da Cultura. O cantor é um dos candidatos que lideram a corrida por uma vaga ao Senado por São Paulo.

Gisele e Marina

A top model brasileira Gisele Bündchen (foto) declarou seu voto a Marina Silva (PV). Em um vídeo publicado no YouTube, Gisele diz que apoia a candidata à Presidência porque ela tem o foco "no lugar certo" e por acreditar em seus projetos. "Ela é uma mulher que parece ter muita integridade", diz Gisele, no vídeo. No Twitter, Marina comemorou a adesão da top model. "Fiquei muito feliz com a declaração da Gisele. Isso só aumenta a altura e a velocidade da onda verde", afirmou a candidata.

Prenderam a mãe

A Polícia Civil do Acre prendeu ontem a vereadora Maria da Conceição (PSB), mãe do prefeito de Acrelândia (AC), Carlos César de Araújo (PSB), os secretários municipais Jonas Prado (Adminis­­­tração) e Joaba Carneiro da Silva (Educação), e o funcionário público Carlos Henrique Pereira Lago. Eles são suspeitos de envolvimento na morte do presidente da Câmara Municipal local, Fernando José da Costa (PP). O crime foi cometido no dia 1.º de maio deste ano.

PT x PSDB

O vereador Pedro Paulo (PT) disse ontem que em várias situações o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) exagerou na propaganda de obras que foram feitas com recursos do governo federal. O petista afirmou que houve crescimento dos recursos do governo federal para Curitiba e que hoje há linhas de financiamento a fundo perdido que não existiam no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na última quarta-feira, durante comício no bairro Sítio Cercado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se FHC fosse presidente, Richa não faria metade das obras que fez.

Pinga-fogo

"Isso é típico da oligarquia que comanda o país.

Os poderosos não podem ser contestados. No fundo empurra-se com a barriga para deixar as coisas como estão."

Plínio de Arruda Sampaio, candidato à Presidência pelo PSol, criticando a indefinição do STF sobre a validade da Lei da Ficha Limpa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.