Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comendador

João Arcanjo chega de helicóptero para depor na CPI dos Bingos

Protegido por liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), João Arcanjo Ribeiro, também conhecido como "Comendador", presta depoimento na manhã terça-feira a integrantes da CPI dos Bingos, em Cuiabá, no Mato Grosso. Algemado e com colete à prova de balas, o ex-policial, que foi condenado a 37 anos por homicídio, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, chegou ao local de helicóptero, acompanhado por cerca de 20 policiais federais.

A CPI pretende esclarecer a relação de Arcanjo com jogos de azar, com transportes urbanos e o suposto envolvimento no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel. Participam da reunião os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Sibá Machado (PT-AC), Wellington Salgado (PMDB-MG), Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

Uma liminar do STF garante a Arcanjo a prerrogativa de permanecer em silêncio durante seu depoimento. Segundo informações do site do STF, ao conceder a liminar, o ministro Cezar Peluso afirmou que é "entendimento da Corte que as CPIs têm todos os poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, entretanto sujeitam-se aos mesmos limites constitucionais legais dos juízes no desempenho de idênticas funções".

Peluso acrescentou que a garantia constitucional contra auto-incriminação se estende a todas as pessoas sujeitas aos poderes das comissões de inquérito. Ele ressalvou que, com relação aos fatos que não impliquem auto-incriminação, persiste o dever de o depoente prestar informações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.