Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo emprego

Joaquim Barbosa cria empresa de palestras

Desde que anunciou sua aposentadoria antecipadamente, em maio de 2014, Barbosa vinha fazendo certo suspense sobre seu destino

O ex-ministro se aposentou aos 59 anos, sendo a idade limite para exercício da atividade de ministro de 70 anos | Fellipe Sampaio/SCO/ STF
O ex-ministro se aposentou aos 59 anos, sendo a idade limite para exercício da atividade de ministro de 70 anos (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/ STF)

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou hoje a criação de uma empresa para oferta de cursos e palestras. A divulgação foi feita por meio da conta do Twitter do ex-ministro. “Tenho agora um novo meio de contato: o website da minha empresa de palestras e cursos”, escreveu Barbosa no microblog. Esta é a primeira vez que o ex-ministro oficializa uma atividade a qual vai se dedicar desde que deixou o STF, em agosto do ano passado.

Na página, que leva as iniciais do ministro JBBG (Joaquim Benedito Barbosa Gomes) são listados alguns temas de palestras e cursos como: Ética e Desenvolvimento; Ética na Política e nos Negócios; Tributação Controle de Constitucionalidade; Estado, Sociedade e Direitos do Cidadão; Lei Anticorrupção: compliance empresarial e Desenvolvimento e Segurança Jurídica.

Desde que anunciou sua aposentadoria antecipadamente, em maio de 2014, Barbosa vinha fazendo certo suspense sobre seu destino. Ele chegou a falar reservadamente sobre a possibilidade de ministrar cursos e palestras, mas sem oficializar a criação de uma empresa.

Ao se aposentar dez anos antes da idade limite para a aposentadoria compulsória, criou-se uma expectativa sobre a possibilidade de Barbosa filiar-se a algum partido e, posteriormente, lançar-se a algum cargo público, o que não se confirmou até o momento.

Barbosa ganhou destaque no imaginário nacional após relatar um dos casos mais emblemáticos já julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ação penal 470, que ficou conhecida como mensalão. Além de relatar o caso, o ex-ministro presidiu a corte entre 2012 e 2013 e chegou a ser citado em pesquisas por eleitores como possível candidato à Presidência da República.

O ex-ministro se aposentou aos 59 anos, sendo a idade limite para exercício da atividade de ministro de 70 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.