Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ficha-suja

Jocelito Canto diz que sai da política

 | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
(Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) anunciou ontem que abandonará a carreira política a partir do ano que vem. A decisão do parlamentar foi motivada pela aprovação do projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados, que busca impedir a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas pela Justiça. Como já possui condenações em instâncias judiciais superiores, Canto disse que se antecipou à decisão do Congresso para respeitar o posicionamento dos quase 4 milhões de brasileiros que assinaram a proposta.

Autointitulando-se "o primeiro político do país a não ser mais candidato" por causa do projeto Ficha Limpa, o deputado afirmou que, apesar de não concordar com alguns pontos da proposta, tem que assumir os erros que cometeu na vida pública. "Não sou um político corrupto, mas alguns processos judiciais me pegaram. E as pessoas não querem mais essa representatividade [de políticos com ficha suja]", afirmou.

Segundo o próprio parlamentar, ele tem contra si 30 ações em andamento. Duas delas já receberam condenações em segunda instância e dizem respeito a irregularidades cometidas quando Canto era prefeito de Ponta Grossa (1997-2000) – fraude na licitação de restauração do prédio da antiga estação ferroviária e promoção pessoal por doação de um cheque de R$ 100 mil à Santa Casa após o prédio ter sido danificado num incêndio. O parlamentar recorreu de ambas as sentenças e aguarda julgamento dos recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Apesar da decisão anunciada ontem, Canto promete cumprir o atual mandato até o fim. "Até de­­­zem­­­bro, vou tentar fazer tudo que queria ter feito e não consegui. Vou poder mostrar o que não podia até agora, mesmo que isso atinja alguns poderosos." Questionado se poderá se lançar candidato à reeleição caso as regras do Ficha Limpa comecem a valer apenas nas eleições de 2012, ele afirmou que a decisão "é sem volta".

Mais polêmica

Há pouco menos de um mês, Canto envolveu-se em outra polêmica, quando disse que todos os políticos utilizam nas campanhas recursos não declarados à Justiça Eleitoral. "Quem é que não tem caixa 2? Vamos ser sinceros", questionou, em discurso em uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. Em seguida, o parlamentar tentou amenizar as declarações e afirmou nunca ter feito uso de caixa 2.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.