
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiou ontem as ameaças feitas pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) ao jornalista Hugo Marques, da revista IstoÉ. Segundo o site da revista, em ligação telefônica ao repórter, na quinta-feira, o senador afirmou: "Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara". Logo depois, Collor proferiu alguns palavrões contra o jornalista.
Collor é candidato a governador em Alagoas. De acordo com Hugo Marques, o senador teria ficado irritado com uma série de reportagens publicadas nos últimos anos. O estopim teria sido uma nota sobre o grande volume de candidatos impugnados pelo Ministério Público Eleitoral.
Para ANJ, a postura do senador revela "destempero e truculência". "É inadmissível que qualquer candidato a cargo público manifeste tamanho desconhecimento do papel da imprensa nas sociedades democráticas a ponto de reagir a notícias no caso factuais e baseadas em informações da Justiça Eleitoral", diz a associação em nota. "Atitude tanto mais condenável por se tratar de cidadão que já exerceu os mais altos postos da República", ressalta a entidade.
A ANJ destacou ainda a importância do comportamento dos candidatos durante o período eleitoral. "No momento em que se inicia mais uma campanha eleitoral, a ANJ espera que, a exemplo da imensa maioria do eleitorado, que tem se comportado com civilidade eleição após eleição, também os candidatos ajam com espírito democrático, decoro e respeito às instituições e às liberdades."



