• Carregando...

O médico Raul Cutait, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse na manhã desta sexta-feira (24) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que o quadro clínico do vice-presidente está estável. "No geral, ele está razoavelmente bem", comentou Cutait. O hospital ainda não divulgou novo boletim médico.

O vice-presidente foi internado na quarta-feira (22) no hospital onde foi submetido a uma cirurgia. Na quinta-feira (23), Alencar apresentou melhora no quadro de hemorragia digestiva, está acordado e segue na UTI para tratamento. O vice-presidente recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff. Alencar disse que quer participar da posse de Dilma em Brasília no dia 1º de janeiro.

Sobre esta possibilidade de Alencar estar presente na posse de Dilma, o médico comentou: "Esperamos que sim, mas vai depender da evolução dele."

Durante a visita de Lula e Dilma, Alencar disse: "Espero estar lá (na posse), e que os médicos me liberem para tomar um golinho", teria dito Alencar para Lula e Dilma, de acordo com a assessoria, na visita em que o atual e a futura presidente fizeram ao vice na manhã desta quinta no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Veja a íntegra do boletim médico:

"O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado na UTI do hospital Sírio Libanês para tratamento de hemorragia digestiva atribuída a tumor sangrante no intestino delgado. Durante a noite o paciente apresentou melhora do quadro com redução importante do sangramento; está acordado e deve permanecer na UTI para tratamento médico.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Ademar Lopes, David Uip e Miguel Srougi."

O médico Roberto Kalil Filho, que faz parte da equipe médica do Hospital Sírio Libanês responsável pelos cuidados com José Alencar, disse aos jornalistas que o vice-presidente conversou com o presidente Lula e com a presidente eleita Dilma Rousseff que o visitam por 40 minutos pela manhã. Segundo o médico, Alencar "está bem e consciente".

Cirurgia

Alencar foi internato na tarde desta quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa e, por causa disto, chegou a perder dois litros de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos no início da madrugada desta quinta-feira (23).

Assim que chegou ao hospital, o vice-presidente foi levado à sala de cirurgia. A operação foi iniciada, mas os médicos não conseguiram estancar a hemorragia. Por este motivo, ele foi encaminhado a UTI para receber antibióticos, plasma, plaquetas (que atuam como anticoagulantes) e transfusão de sangue.

Luta contra o câncer

Alencar luta contra um câncer na região do abdome e já passou por mais de 15 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]