• Carregando...

O senador José Maranhão (PMDB) foi diplomado governador da Paraíba na manhã desta quarta-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral, em João Pessoa. A diplomação aconteceu em sessão extraordinária.

Maranhão ocupará o cargo que era de Cássio Cunha Lima, que, em decisão unânime, teve a cassação mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (17). Embora ainda caiba recurso, Cunha Lima deve aguardar a decisão longe do cargo.

Segundo a assessoria de imprensa de Maranhão, a renúncia ao mandato de senador é necessária apenas para a posse no cargo, que deve ocorrer, conforme informou o gabinete, na tarde desta quarta-feira. A carta de renúncia ao mandato de senador está pronta, mas somente deverá ser apresentada à Mesa do Senado alguns minutos antes da posse.

O suplente de José Maranhão, o empresário Roberto Cavalcante, espera a confirmação da renúncia do senador para tomar posse.

Ao decidir pela eleição de Maranhão, o TSE considerou que, mesmo com as denúncias de irregularidades que atingiram o governador cassado e o vice, José Lacerda Neto (DEM), a eleição de 2006 foi válida e, por isso, Maranhão assume o cargo. O novo vice-governador da Paraíba é Luciano Cartaxo (PT), atualmente vereador em João Pessoa e companheiro de chapa do peemedebista durante o pleito.

O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, afirmou que o afastamento deverá ocorrer no mesmo dia, assim como a posse de Maranhão. Cabe à assembleia marcar o horário da solenidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]